A língua de sinais e a presença do discurso orofacial durante a sinalização: uma contribuição da semântica cognitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a67949

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito refletir sobre a importância dos componentes fonomorfológicos gramaticais da língua de sinais em relação à compreensão das sentenças produzidas em língua de sinais, ocorre em dois fenômenos, as escolhas tradutórias e interpretativas da língua de partida para a língua de chegada, observando os aspectos gramaticais quando sinalizados. A pesquisa visa verificar e analisar as operações linguísticas de compreensão do surdo, durante uma interpretação simultânea, em relação às atribuições sintagmáticas, quando o mesmo tem o seu campo de visão reduzido, ou seja, sofre perdas de elementos linguísticos dos aspectos fonomorfológicos (expressões faciais), devido o uso da máscara contra o vírus do Covid-19. A pesquisa tem como metodologia uma pesquisa qualitativa, seguido de procedimentos como: recolhimento de dados recolhidos de surdos e tradutores-intérpretes; categorizar o uso das escolhas interpretativas durante a sinalização, “com” e “sem” a utilização das máscaras de proteção contra o coronavírus. O intuito da pesquisa é constatar que a impossibilidade na visualização de elementos linguísticos interferem na compreensão dos usuários quando interpretado língua de sinais/ Libras. Os resultados esperados visam comprovar a grande importância desses elementos linguísticos da língua de sinais na compreensão dos enunciados e sentenças ditas em Língua Portuguesa, assim como também evidenciar as dificuldades enfrentadas pela comunidade surda durante o período pandêmico.
Palavras-chave: Parâmetros linguísticos. Marcadores Não-Manuais. Processos cognitivos. Mouthings. COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Medeiros Alvaro Machado , Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Pós-doutora em Estudos Linguísticos (UFU), Doutora em Letras (UCS/UniRitter). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS). Professora Adjunta II do Magistério Superior na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atua no Departamento de Línguas e Letras (DLL), do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Regime de Dedicação Exclusiva (DE) por aprovação em concurso público federal em Linguística (subárea Linguística Aplicada) no Curso de Graduação Letras-Libras. Experiências profissionais: Tradução e Interpretação, formação de tradutores e intérpretes de Libras/Português (TILSP), e também na formação de professores de Libras e Língua Portuguesa. Atividades atuais: Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística (mestrado/doutorado) da PPGEL/UFES; pesquisadora em Estudos Linguísticos e Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem, com enfoque teórico na Linguística Cognitiva, Semântica Cognitiva e Semântica Lexical com interface nos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação (simultânea); líder do Grupo de Pesquisas/Estudos Língua(gem) Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas (LingCognit/PPGEL/PRPPG/UFES) e Laboratório de Léxico em Libras (LexLibras/PRPPG/UFES). Produção Científica: Autora de diversos artigos científicos-acadêmicos; escritora da obra "Conceitos Abstratos: Escolhas Interpretativas de português para Libras" - Editora Appris Ltda. (3 edição) e Organizadora de diferentes obras temáticas científico-acadêmicas. Atividades de coordenação: Projeto de Extensão Interpretação Simultânea: contextos especializados (UFES/PROEX: 1115) (2019-atual); coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/PRPPG/UFES - 2022-2024); Membro da Comissão Editorial da Revista (Con)texto do PPGEL (2020-2024). E-mail: flavia.m.machado@ufes.br

Priscila Delfina de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Tradutora e intérprete de Língua Brasileira de sinais e língua Portuguesa formada pelo curso Bacharelado Letras-libras tradução e interpretação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, mestranda em estudos linguísticos no Programa de Pós- Graduação em Linguística - PPGEL na Universidade Federal do Espírito Santo -UFES e membra do grupo de pesquisa Lingcognit.

Downloads

Publicado

2025-08-30