Discursos de intérpretes de Libras não heteronormativos: uma análise crítica sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68193Resumo
Este artigo investiga os discursos de intérpretes de Libras que não se identificam com padrões heteronormativos, a partir da perspectiva teórico-analítica da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). Por meio da análise de trechos de entrevistas (Santos, 2019), foram identificados processos linguísticos relacionados às metafunções ideacional e interpessoal, especialmente no que tange à transitividade e ao sistema de avaliatividade. Os resultados apontam para a existência de tensionamentos discursivos marcados por julgamentos, afetos e tentativas de delimitação identitária por parte de membros da própria comunidade surda. A análise revelou como esses intérpretes constroem estratégias discursivas para afirmar sua identidade profissional, resistir a estigmas e estabelecer limites nas relações interpessoais. Conclui-se que a linguagem, nesse contexto, funciona como espaço de negociação de sentidos e de resistência a normas hegemônicas de gênero e sexualidade.
Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional. Análise crítica do discurso. Intérpretes de Libras. Gênero. Sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






