Tradução e interpretação como ferramentas sociais: atos e formas libertários da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a68267Resumo
O presente estudo busca explorar a tradução e a interpretação, analisando suas interfaces com a Linguística Cognitiva, a decolonialidade e a inferência cultural. Partindo de uma investigação teórico-argumentativa pautada por conceitos fundamentais da Linguística Cognitiva, como as metáforas conceptuais (Lakoff; Johnson, 1980) e a corporificação (embodiment) (Bergen; Chang, 2005), o artigo apresenta análises teóricas de como tradutores e intérpretes atuam como mediadores culturais, promovendo a inferência cultural e desafinando estruturas de poder colonialistas. Quanto às conclusões, os resultados demonstram que a tradução e a interpretação, quando conscientemente engajadas, podem servir como instrumentos de transformação social, reforçando a importância de uma prática tradutória crítica e reflexiva. No que se refere a pesquisas futuras, são sugeridas investigações analíticas e empíricas de casos em que a tradução e a interpretação tenham sido utilizadas como ferramentas de emancipação cultural e política.
Palavras-chave: Análise teórica. Decolonialidade. Cultura. Interpretação. Tradução.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Linguíʃtica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)






