Linguística Cognitiva: diversidade e interfaces com os Estudos da Tradução e da Interpretação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2025.v21n2a69138

Resumo

Apresentação à Revista Linguística v.21 n.2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Medeiros Álvaro Machado, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pós-doutora em Estudos Linguísticos (UFU), Doutora em Letras (UCS/UniRitter). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS). Professora Adjunta II do Magistério Superior na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atua no Departamento de Línguas e Letras (DLL), do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Regime de Dedicação Exclusiva (DE) por aprovação em concurso público federal em Linguística (subárea Linguística Aplicada) no Curso de Graduação Letras-Libras. Experiências profissionais: Tradução e Interpretação, formação de tradutores e intérpretes de Libras/Português (TILSP), e também na formação de professores de Libras e Língua Portuguesa. Atividades atuais: Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística (mestrado/doutorado) da PPGEL/UFES; pesquisadora em Estudos Linguísticos e Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem, com enfoque teórico na Linguística Cognitiva, Semântica Cognitiva e Semântica Lexical com interface nos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação (simultânea); líder do Grupo de Pesquisas/Estudos Língua(gem) Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas (LingCognit/PPGEL/PRPPG/UFES) e Laboratório de Léxico em Libras (LexLibras/PRPPG/UFES). Produção Científica: Autora de diversos artigos científicos-acadêmicos; escritora da obra "Conceitos Abstratos: Escolhas Interpretativas de português para Libras" - Editora Appris Ltda. (3 edição) e Organizadora de diferentes obras temáticas científico-acadêmicas. Atividades de coordenação: Projeto de Extensão Interpretação Simultânea: contextos especializados (UFES/PROEX: 1115) (2019-atual); coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/PRPPG/UFES - 2022-2024); Membro da Comissão Editorial da Revista (Con)texto do PPGEL (2020-2024). Contato: E-mail: flavia.m.machado@ufes.br

Veridiane Pinto Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Graduada em Letras-Português e Lits. Brasileira e Portuguesa e em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e em Libras/Educação Bilingue. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Certificada pelo MEC no Prólibras como Tradutora Intérprete de Libras em nível superior. Doutora em Estudos da Tradução pela UFSC. Atuou por 8 anos como professora bilíngue em Escola Bilíngue para Surdos e tradutora-intérprete de Libras em Escola Inclusiva, tanto em Educação Básica quanto em Ensino Superior. Atuou por seis anos como professora de Libras em universidades públicas e privadas. Atualmente, faz parte do quadro permanente de servidores públicos federais como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na disciplina de Libras no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue. Atuou como coordenadora do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - no IFSC-Jaraguá do Sul, entre 2017 e 2019, um setor que trabalha para garantir os direitos à acessibilidade das PCDs no espaço da escola. Atualmente participa do grupo de pesquisa LingCognit pelo CNPQ e do grupo NEPES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos também pelo CNPQ, como pesquisadora colaboradora, com pesquisas na área da Linguística Cognitiva, com foco na Língua Corporificada, na educação de surdos e tradução e intepretação de Língua de Sinais. Desde 2020 coordena o curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Tradução e Intepretação Libras-Português, no IFSC câmpus Palhoça Bilíngue. Como fruto de suas pesquisas, consolidaram-se três livros e cinco artigos publicados na área dos Estudos da Língua Brasileira de Sinais. Materiais didáticos como livros e vídeos para EaD também compõem suas produções. Como orientadora de pesquisa, destacam-se as áreas de Educação Especial e Inclusiva, bem como Educação Bilíngue de Surdos, desde a educação básica ao ensino superior.

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras: Português-Inglês e respectivas literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Valença-RJ (CESVA), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem. Suas pesquisas e publicações científicas focam na abordagem ecocognitiva da linguagem, destacando a integração organismo-ambiente (físico e social) na construção de sentidos e o papel fundamental da linguagem nesse processo. Seus estudos focam na complexa relação entre informação ecológica, convenções sociais e ações coordenadas no mundo. É coautor do livro "Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências" e coorganizador do livro "Cognição e Práticas Discursivas". Tem interesse em temas que entrelaçam cognição e linguagem, incluindo jogos de linguagem e formas de vida.

Downloads

Publicado

2025-08-31