Interview with Stella Maris Bortoni-Ricardo for Revista Linguística

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a53149

Keywords:

entrevista

Abstract

Stella Maris Bortoni-Ricardo aposentou-se como titular de Linguística da Universidade de Brasília (UnB), e ainda atua na Faculdade de Educação e no Doutorado em Linguística na mesma universidade. Um grande nome na área de Sociolinguística, na interface da Educação com a Linguística, vem se dedicando a letramento e formação de professores, educação em língua materna, alfabetização e etnografia de sala de aula. É autora de várias obras importantes, entre elas Educação em Língua Materna. A Sociolinguística na Sala de Aula (Parábola). Para este volume, Bortoni-Ricardo foi entrevistada pela Professora Maria Cecilia Mollica (UFRJ).

Author Biography

Maria Cecília Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Completou a Licenciatura em 1972 e o Mestrado em Linguística em 1977 na PUC-RIO. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ, Instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística em 2005. Desenvolveu pós doutoramento na UnB. Tem experiência docente nos níveis Fundamental, Médio e Superior no sistema público e particular de ensino. Deste o início da carreira universitária, ocupa cargos administrativos e de representação. A partir dos anos de 1990, passou a atuar na Pós-Graduação como docente permanente do Programa de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou também no PPGCI/IBICT/ECO-UFRJ e coordenou o PROFLETRAS/polo/UFRJ. É pesquisadora I do CNPq, Bolsista do Nosso Estado/ FAPERJ e responsável pelos Programas PDJ/CNPq e PNPD/CAPES, supervisionando estágio de pós doutoramento. Vem formando mais de uma geração de mestres e doutores alguns dos quais atualmente Titulares em diversas IFEs. Foi líder de Pesquisa do PROGRAMA DE ESTUDOS SOBRE O USO DA LÍNGUA até 2016. Foi Diretora da Faculdade de Letras da UFRJ e Presidente da ABRALIN. Tem publicado, no país e no exterior, artigos em anais, em periódicos científicos, em capítulos de livros, tanto em co-autoria quanto em livros mono autorais na área das linguagens. Transita em fronteiras do conhecimento que envolvem a Faculdade da Linguagem Humana, Linguagens artificiais, Saúde e Educação. Além de pesquisa básica, desenvolve pesquisa aplicada no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação.

Published

2021-06-21