Language as a border: reflections on the socio-cultural dynamics of deaf and hearing individuals

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60382

Keywords:

Linguagem, Surdez, Cultura, Fronteira

Abstract

This text discusses the emerging need for a psychosocial perspective regarding the boundaries found in intercultural relations between hearing and deaf people and communities in our country. The emphasis is on the most evident marker that is considered one of the most palpable borders: linguistic difference. Based on a bibliographic review, using Flávio L. A. da Silveira (2005), António S. Ribeiro (2002) and Gladis Perlin (1998) to begin the discussion of the idea of ‘border’, we will identify, analyze and discuss the repercussions of this dynamic in the deaf community in its partiality or totality, as well as language as a space of difference based on its social, political and psychological impacts. At the end, we propose practical reflections to approach language no longer as a barrier, but a point of meeting and progress.

Author Biographies

Tharcizio de Souza Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Psicólogo Clínico (CRP 03/20652). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduado em Psicologia (Bacharelado) pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar 2018. Especialização em Gestão do Comportamento e da Interatividade nas Organizações - Unicesumar 2021 .Autônomo como Psicólogo Clínico (psicoterapia online e presencial). Atuou como estagiário - Colégio Objetivo Maringá, como tutor de aluno com necessidades especiais específicas (NEE) no período 2017-2018. Consultor Junior em Oriente Consultoria Junior de Psicologia (Unicesumar) no período 2016-2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Clínica, Psicologia Escolar, Saúde Mental e Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Psicologia, Psicologia clínica, educação especial, doping intelectual, estimulantes cognitivos, desenhos infantis, inclusão, Libras, sexualidade, diversidade e Psicologia afirmativa.

Jenniffer Simpson dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora do programa de graduação e de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Possui graduação em Psicologia e especialização em Ética, ambos pela Universidade Federal do Amazonas. 

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Letras-Libras (EaD) e do PPG-Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE/UFGD).  Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina(UEL). Pós-doutorado em Literatura (USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa Literáfrika.

Published

2023-12-15