A língua(gem) como fronteira: reflexões sobre a dinâmica sociocultural de pessoas surdas e ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60382

Palavras-chave:

Linguagem, Surdez, Cultura, Fronteira

Resumo

Este texto discute sobre a necessidade emergente de uma perspectiva psicossocial a respeito das fronteiras encontradas nas relações interculturais entre pessoas e comunidades ouvinte e surda em nosso país. A ênfase se dá a partir do marcador mais evidente que é posto como uma das fronteiras mais palpáveis: a diferença linguística. A partir de uma revisão bibliográfica, utilizando Flávio L. A. da Silveira (2005), António S. Ribeiro (2002) e Gladis Perlin (1998) para iniciar a discussão da ideia de ‘fronteira’, iremos identificar, analisar e discutir as repercussões dessa dinâmica na comunidade surda em sua parcialidade ou totalidade, assim como a língua(gem) como espaço da diferença a partir de seus impactos sociais, políticos e psicológicos. Ao final propomos reflexões práticas para abordar a língua não mais como barreira, mas ponto de encontro e progresso.

Biografia do Autor

Tharcizio de Souza Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Psicólogo Clínico (CRP 03/20652). Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduado em Psicologia (Bacharelado) pelo Centro Universitário de Maringá - Unicesumar 2018. Especialização em Gestão do Comportamento e da Interatividade nas Organizações - Unicesumar 2021 .Autônomo como Psicólogo Clínico (psicoterapia online e presencial). Atuou como estagiário - Colégio Objetivo Maringá, como tutor de aluno com necessidades especiais específicas (NEE) no período 2017-2018. Consultor Junior em Oriente Consultoria Junior de Psicologia (Unicesumar) no período 2016-2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia Clínica, Psicologia Escolar, Saúde Mental e Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Psicologia, Psicologia clínica, educação especial, doping intelectual, estimulantes cognitivos, desenhos infantis, inclusão, Libras, sexualidade, diversidade e Psicologia afirmativa.

Jenniffer Simpson dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora do programa de graduação e de pós-graduação em Psicologia (PPGPsi) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Possui graduação em Psicologia e especialização em Ética, ambos pela Universidade Federal do Amazonas. 

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Letras-Libras (EaD) e do PPG-Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FALE/UFGD).  Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina(UEL). Pós-doutorado em Literatura (USP). Coordenador do Grupo de Pesquisa Literáfrika.

Downloads

Publicado

2023-12-15