Social deixis in network as a strategy for interactivity in gender composites on Instagram

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61092

Keywords:

Dêixis, Compósito de gênero, Interatividade.

Abstract

Social networks are currently a media space that provides, in addition to entertainment, possibilities for expanding ventures by attracting new audiences. To achieve this, several textual strategies are used to glimpse the interlocutor’s communicative intention, but, in a digital context, in addition to the enunciator aiming to sell a product, for example, he also intends to engage his interlocutor in some way with the post, whether by making it like it, comment on it or share it. In this context, this work aims to analyze network social deictics as tools for engaging interlocutors in gender composites on Instagram. To do this, we rely on the theoretical framework of Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014), Cavalcante et al. (2019), Martins (2019) and Cavalcante et al. (2022) with contributions about deictic processes, in Matos (2018) about referential networks and in Muniz-Lima (2022) about interaction in a digital context. The research in question is qualitative and interpretative in nature. Five gender composites from Instagram media of motivational profiles were selected. The analysis made it possible to verify a relationship between the deictics in the network and the levels of interactivity in the construction of meanings, perceptible through the likes and comments of the followers, which showed, in turn, the effective interaction of the interlocutors with the post.

Author Biographies

Maria Verônica Monteiro Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestranda em Linguística (PPGL-UESPI). Membra do grupo de estudo TEXTUALE (UESPI). Graduada em Letras Português (UESPI); Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Atua nas seguintes áreas de pesquisas: Linguística Textual (Referenciação, Acessibilidade dos Referentes), Argumentação e Discursos midiáticos. Possui o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI. 

Isabel Muniz-Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE)

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE-UFAL). Doutora em Linguística em cotutela pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC) e pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH) com tese sobre modos de interação em contexto digital na perspectiva da Linguística Textual. É Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC), com dissertação sobre interação escrita em contexto de uso da Aprendizagem Cooperativa. Tem especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7), com monografia voltada para a inserção do audiolivro na sala de aula. É Analista de Qualidade Pedagógica Sênior em projeto de pesquisa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL). É membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC), Gramática Texto (NOVA/FCSH) e GEDEALL (UFAL). Atua como editora assistente do Periódico de Linguística Entrepalavras. Recentemente, publicou, em co-autoria com o grupo Protexto (UFC), a obra Linguística Textual: conceitos e aplicações. Atuou como professora efetiva de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE) e como professora temporária de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como pesquisadora e elaboradora de material didático para a educação básica no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (Cenpe/FCPF) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: Linguística Textual e Linguística Aplicada.

Mayara Arruda Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda (2020-atual) e Mestra em Linguística (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras - Português (2015) pela mesma instituição. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Protexto desde 2014, atua na área de Linguística Textual, desenvolvendo pesquisas com foco na referenciação, na interação, na metadiscursividade e na argumentação, e suas interfaces com aspectos etnometodológicos, antropológicos e sociológicos. Durante a graduação, atuou como monitora (PID-UFC) e bolsista de iniciação científica (CNPq). Em 2014, dedicou-se como monitora à disciplina Língua Portuguesa: Frase, ofertando um minicurso de sintaxe básica. Em 2015, dedicou-se ao projeto Língua Portuguesa e Construção de Identidades Discursivas, atuando nas disciplinas Português Instrumental I e II e Comunicação em Língua Portuguesa. Em 2016, como bolsista de iniciação científica, dedicou-se a pesquisas vinculadas ao projeto Estratégias de Organização Textual. Obteve o título de Mestra em Linguística (UFC) com a dissertação intitulada "A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais", orientada pela Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante. Atualmente, sob a mesma orientação, é discente do doutorado (PPGLin - UFC) e investiga a relação entre aspectos interacionais, sociais, culturais, discursivos e tecnológicos e o fenômeno da referenciação, especialmente a dêixis, com foco na interação homem-computador (IHC). Proprietária na empresa Mayara Martins Consultoria Educacional e Acadêmica, atua como mentora em cursos preparatórios para pós-graduação, concursos e outros direcionados para metodologia científica, redação acadêmica, produtividade, gestão do tempo e estratégias de estudo.

Published

2023-08-05