Dêixis social em rede como estratégia para interatividade em compósito de gênero no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61092

Palavras-chave:

Dêixis, Compósito de gênero, Interatividade.

Resumo

As redes sociais são atualmente um espaço midiático que oportuniza, além de entretenimento, possibilidades de expandir empreendimentos com a conquista de novos públicos. Para isso, várias estratégias textuais são empregadas para vislumbrar a intenção comunicativa do interlocutor, mas, em contexto digital, além de o enunciador visar vender um produto, por exemplo, este intenciona também engajar de alguma forma seu interlocutor ao post, seja fazendo-o curti-lo, comentá-lo ou compartilhá-lo. Nesse contexto, este trabalho objetiva analisar os dêiticos sociais em rede como ferramentas de engajamento dos interlocutores em compósitos de gênero no Instagram. Para isso, apoiamo-nos no arcabouço teórico de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante et al. (2019), Martins (2019) e Cavalcante et al. (2022) com contribuições acerca dos processos dêiticos, em Matos (2018) acerca das redes referenciais e em Muniz-Lima (2022) a respeito da interação em contexto digital. A pesquisa em questão é de cunho qualitativo e interpretativo. Foram selecionados cinco compósitos de gênero da mídia Instagram de perfis motivacionais. A análise permitiu constatar relação entre os dêiticos em rede e os níveis de interatividade na construção de sentidos, perceptíveis por meio das curtidas e dos comentários dos seguidores, o que mostrou, por sua vez, a interação efetiva dos interlocutores com o post.

Biografia do Autor

Maria Verônica Monteiro Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestranda em Linguística (PPGL-UESPI). Membra do grupo de estudo TEXTUALE (UESPI). Graduada em Letras Português (UESPI); Pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Atua nas seguintes áreas de pesquisas: Linguística Textual (Referenciação, Acessibilidade dos Referentes), Argumentação e Discursos midiáticos. Possui o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI. 

Isabel Muniz-Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE)

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE-UFAL). Doutora em Linguística em cotutela pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC) e pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH) com tese sobre modos de interação em contexto digital na perspectiva da Linguística Textual. É Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC), com dissertação sobre interação escrita em contexto de uso da Aprendizagem Cooperativa. Tem especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7), com monografia voltada para a inserção do audiolivro na sala de aula. É Analista de Qualidade Pedagógica Sênior em projeto de pesquisa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL). É membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC), Gramática Texto (NOVA/FCSH) e GEDEALL (UFAL). Atua como editora assistente do Periódico de Linguística Entrepalavras. Recentemente, publicou, em co-autoria com o grupo Protexto (UFC), a obra Linguística Textual: conceitos e aplicações. Atuou como professora efetiva de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE) e como professora temporária de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como pesquisadora e elaboradora de material didático para a educação básica no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (Cenpe/FCPF) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: Linguística Textual e Linguística Aplicada.

Mayara Arruda Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda (2020-atual) e Mestra em Linguística (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras - Português (2015) pela mesma instituição. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Protexto desde 2014, atua na área de Linguística Textual, desenvolvendo pesquisas com foco na referenciação, na interação, na metadiscursividade e na argumentação, e suas interfaces com aspectos etnometodológicos, antropológicos e sociológicos. Durante a graduação, atuou como monitora (PID-UFC) e bolsista de iniciação científica (CNPq). Em 2014, dedicou-se como monitora à disciplina Língua Portuguesa: Frase, ofertando um minicurso de sintaxe básica. Em 2015, dedicou-se ao projeto Língua Portuguesa e Construção de Identidades Discursivas, atuando nas disciplinas Português Instrumental I e II e Comunicação em Língua Portuguesa. Em 2016, como bolsista de iniciação científica, dedicou-se a pesquisas vinculadas ao projeto Estratégias de Organização Textual. Obteve o título de Mestra em Linguística (UFC) com a dissertação intitulada "A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais", orientada pela Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante. Atualmente, sob a mesma orientação, é discente do doutorado (PPGLin - UFC) e investiga a relação entre aspectos interacionais, sociais, culturais, discursivos e tecnológicos e o fenômeno da referenciação, especialmente a dêixis, com foco na interação homem-computador (IHC). Proprietária na empresa Mayara Martins Consultoria Educacional e Acadêmica, atua como mentora em cursos preparatórios para pós-graduação, concursos e outros direcionados para metodologia científica, redação acadêmica, produtividade, gestão do tempo e estratégias de estudo.

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Publicado

2023-08-05

Edição

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Artigos