A emergência do padrão causativo [Xagente V.COM Yafetado] e seus efeitos para a expansão da rede de construções transitivas do português brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19326Palavras-chave:
Construcionalidade. Mudança de transitividade. Linguística Funcional Centrada no Uso.Resumo
Este trabalho busca descrever a expansão da construção transitiva causativa, uma estrutura complexa, parcialmente esquemática e emergente no português brasileiro, que possibilita o aumento de valência em verbos originalmente inacusativos, conforme atestaram Lopes (2015, 2017) e Lopes e Menezes (2018), a partir de dados diacrônicos dos verbos acabar, desaparecer e sumir. Nesta fase da pesquisa, busca-se investigar a expansão dessa construção a partir de dados sincrônicos de dois outros verbos inacusativos: cessar e explodir. Nessa análise, propomos o conceito de construcionalidade, que visa ao estudo sincrônico da mudança em perspectiva funcional.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n2a19326
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)