Testando os níveis da Hipótese Sapir-Whorf na sala de aula: uma aplicação do método Aprendizagem Baseada em Projeto

Autores

  • Aniela Improta França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isabella Lopes Pederneira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Guilherme Augusto Duarte Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) https://orcid.org/0000-0001-6418-2841
  • Rafaella Nunes de Brito Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Milene Chrystine Carvalho Cupertino Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Caroline Azevedo Dantas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Laisa Seiceira Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcelle Cristina da Paixão de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduanda em Letras Português-Italiano
  • Aldemar Norek de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduando em Letras Português-Grego
  • Rodrigo Pinto Kubrusly de Miranda Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Justine Yumi Otomo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Camilla Dantas da Silva Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduanda em Letras Português-Inglês
  • Josiane Moraes Anjos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Pedro Fernando Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcelly Apolinario da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Iagatha de Souza Vidal Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a39407

Palavras-chave:

método Aprendizagem Baseada em Projeto, Linguística e Educação, Hipótese Sapir-Whorf, palavras para cores em diferentes línguas.

Resumo

Este artigo reporta uma experiência acadêmica que teve lugar durante o segundo semestre letivo de 2018, na disciplina Introdução à Linguística, obrigatória para o curso de Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante parte da disciplina, implementamos uma atividade inspirada no método Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL – Project-Based Learning), para abordarmos um item do conteúdo programático: a Hipótese Sapir-Whorf (HSW). A HSW tem duas premissas básicas: (i) A língua que falamos e pensamos molda a maneira como percebemos o mundo; (ii) a existência de vários sistemas de linguagem implica que as pessoas que pensam nessas diferentes línguas devem perceber o mundo de forma diferente. Utilizando a estrutura da PBL, os alunos montaram um experimento envolvendo 22 falantes nativos de russo e português para verificar a versão forte da HBS. O experimento, embora com pequeno número de participantes e uma metodologia básica, seus achados nos permitiram observar que a avaliação dos pressupostos da HSW não podem ser descartados e merecem permanecer em uma agenda de pesquisa que se interesse em olhar para os fenômenos linguísticos de forma mais abrangente e menos dogmática.

Biografia do Autor

Aniela Improta França, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/CNPq/FAPERJ)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Linguística e Filologia

Isabella Lopes Pederneira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Professora do Departamento de Letras Vernáculas

Guilherme Augusto Duarte Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mestrando em Linguística e Graduando em Letras Português-Italiano

Rafaella Nunes de Brito Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Italiano

Milene Chrystine Carvalho Cupertino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Francês

Caroline Azevedo Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Italiano

Laisa Seiceira Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Grego

Marcelle Cristina da Paixão de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduanda em Letras Português-Italiano

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Italiano

Aldemar Norek de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduando em Letras Português-Grego

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduando em Letras Português-Grego

Rodrigo Pinto Kubrusly de Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduando em Letras Português-Italiano

Justine Yumi Otomo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Italiano

Camilla Dantas da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduanda em Letras Português-Inglês

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Inglês

Josiane Moraes Anjos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Francês

Pedro Fernando Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduando em Letras Português-Italiano

Marcelly Apolinario da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Alemão

Iagatha de Souza Vidal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Graduanda em Letras Português-Italiano

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Publicado

2020-11-07