How can linguists support language revitalization efforts in the Brazilian context?
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a53308Palavras-chave:
quadro de revitalização linguística, línguas indígenas, educação.Resumo
INos últimos 20 anos, os esforços de revitaização linguística cresceram num nível que permite falar em um movimento global de salvação da diversidade linguística existente em diversas partes do mundo. Os linguistas vêm se beneficiando há tempos desse multilinguismo e muitas vezes vem ajudando a preservá-lo. No Brasil, temos visto um número crescente de subáreas investidas em oferecer suporte a comunidades indígenas que se esforçam em reverter perdas linguísticas. Como parte de um volume de linguística e educação, este artigo discute o potencial papel que o linguista pode assumir em ambientes de transmissão linguística envolvendo uma língua minorizada e ameaçada. Lançando mão de um quadro de planejamento linguístico para descrever os esforços de revitalização, sugerimos aos linguistas caminhos a explorar para expandir o impacto de sua atuação. Esta é uma tentativa de estabelecer uma conversa de linguistas com outros linguistas. Os pontos de vista presentes aqui não representam o pensamento das comunidades locais e devem ser vistos pelo que representam e pelo que são.Downloads
Publicado
2021-06-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)