Linguística e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n2a54394

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação à Revista Linguí∫tica, v. 17, nº 2.

Biografia do Autor

Gean Nunes Damulakis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UFRJ), do qual é coordenador desde 2022, e Professor Associado III no Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ. Membro do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras/UFRJ), do qual foi coordenador entre 2017 e 2020. Fez pós-doutorado em Stony Brook University (NY/EUA) e possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Linguística pela UFRJ, tendo concluído a Graduação em Português-Alemão, em 2002, na mesma instituição. É Pesquisador Associado do Museu Nacional/UFRJ, onde atua como colaborador no PROFLLIND (Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas) e no CELIB (Curso de Especialização de Línguas Indígenas Brasileiras). Atuou em 2005 e 2006 como Professor Substituto de Linguística e em 2009 e 2010 como Professor Substituto de Alemão na Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Educação Escolar Indígena, Ensino de Língua Alemã, Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, pesquisando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, português, alemão, fonologia e variação.

Maria Cecilia Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Completou a Licenciatura em 1972 e o Mestrado em Linguística em 1977 na PUC-RIO. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ, Instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística em 2005. Desenvolveu pós doutoramento na UnB. Tem experiência docente nos níveis Fundamental, Médio e Superior no sistema público e particular de ensino. Deste o início da carreira universitária, ocupa cargos administrativos e de representação. A partir dos anos de 1990, passou a atuar na Pós-Graduação como docente permanente do Programa de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou também no PPGCI/IBICT/ECO-UFRJ e coordenou o PROFLETRAS/polo/UFRJ. É pesquisadora I do CNPq, Bolsista do Nosso Estado/ FAPERJ e responsável pelos Programas PDJ/CNPq e PNPD/CAPES, supervisionando estágio de pós doutoramento. Vem formando mais de uma geração de mestres e doutores alguns dos quais atualmente Titulares em diversas IFEs. Foi líder de Pesquisa do PROGRAMA DE ESTUDOS SOBRE O USO DA LÍNGUA até 2016. Foi Diretora da Faculdade de Letras da UFRJ e Presidente da ABRALIN. Tem publicado, no país e no exterior, artigos em anais, em periódicos científicos, em capítulos de livros, tanto em co-autoria quanto em livros mono autorais na área das linguagens. Transita em fronteiras do conhecimento que envolvem a Faculdade da Linguagem Humana, Linguagens artificiais, Saúde e Educação. Além de pesquisa básica, desenvolve pesquisa aplicada no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação.

Ana Paula Quadros Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2016-2017). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp (2009-2010). Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (com bolsa Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq . Pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica das Línguas Indígenas, e principalmente em Língua Portuguesa, com ênfase na Interface Sintaxe-Semântica. Temas principais: quantificadores, ?todo?, adjetivos, modificadores de grau, tema incremental, telicidade, denotação verbal, universais semânticos, quantificação universal, distributividade, predicação e semântica de graus. Interessada em trabalhos de combate ao Preconceito Linguístico e em preparação de material didático.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Apresentação