“O pove unide jamais será vencide”: metapragmáticas de violência linguístico-discursiva no X

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a60389

Palavras-chave:

Violência linguístico-discursiva, linguagem não-binária, ironia, Twitter

Resumo

Considerando que as comunidades LGBTQIA+ testemunham recorrentes estratégias de deslegitimação quanto ao uso da linguagem não-binária em interações mediadas on-line que afetam não apenas a escrita, por si só, mas também ameaçam a própria existência, visamos analisar de que modo a ironia deslegitima o uso da linguagem não-binária e, portanto, constrói metapragmáticas de violência linguístico-discursiva no X (antigo Twitter). No âmbito teórico, aventamos um debate concernente às ideologias linguísticas, às metapragmáticas, à proxêmica linguístico-discursiva e à impolidez na formulação de um framework para o estudo da violência linguístico-discursiva entre os domínios da Sociolinguística Interacional e da Pragmática, inter-relacionando esse conjunto teórico às discussões na esfera da linguagem não-binária. No âmbito metodológico, apresentamos os procedimentos adotados nesta pesquisa, orientados por um enquadre netnográfico, crítico e, sobretudo, qualitativo, que envolvem a seleção de uma interação: uma thread e os comentários (em reação à thread) que abordam a relação entre a prova de redação do Enem e o emprego da linguagem não-binária. No âmbito analítico, evidenciamos que os/as interagentes usaram a ironia não só para deslegitimar o uso da linguagem não-binária na construção de metapragmáticas de violência linguístico-discursiva (interagentes A, B e E), mas também para legitimar tal uso (interagentes C e D). Reiteramos, por fim, ser primordial o desenvolvimento de uma consciência metapragmática para diagnosticar violências e, assim, referendar escolhas léxico-gramaticais não binárias que se alinham às constituições identitárias de pessoas igualmente não binárias.

Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília (UnB)

É professor adjunto III no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) da Universidade de Brasília, credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL). Atual, especialmente, nas áreas da Sociolinguística Interacional, da Pragmática e da Linguística de Texto no âmbito do ensino de Português Brasileiro como Primeira Língua e como Língua Adicional. Sobre a formação acadêmica, é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília; mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também pela UnB.

Gabriela Cristina de Souza Lopes, Universidade de Brasília (UnB)

É licenciada em Letras Português pela Universidade de Brasília - UnB; participou de Projetos de Iniciação Científica em literatura e em linguística. É professora de Redação do ensino Fundamental e Tutora da Ação de Extensão Educação Especial em uma perspectiva equitativa e inclusiva, ofertada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS.

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Publicado

2023-12-15