“O pove unide jamais será vencide”: metapragmáticas de violência linguístico-discursiva no X
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a60389Palavras-chave:
Violência linguístico-discursiva, linguagem não-binária, ironia, TwitterResumo
Considerando que as comunidades LGBTQIA+ testemunham recorrentes estratégias de deslegitimação quanto ao uso da linguagem não-binária em interações mediadas on-line que afetam não apenas a escrita, por si só, mas também ameaçam a própria existência, visamos analisar de que modo a ironia deslegitima o uso da linguagem não-binária e, portanto, constrói metapragmáticas de violência linguístico-discursiva no X (antigo Twitter). No âmbito teórico, aventamos um debate concernente às ideologias linguísticas, às metapragmáticas, à proxêmica linguístico-discursiva e à impolidez na formulação de um framework para o estudo da violência linguístico-discursiva entre os domínios da Sociolinguística Interacional e da Pragmática, inter-relacionando esse conjunto teórico às discussões na esfera da linguagem não-binária. No âmbito metodológico, apresentamos os procedimentos adotados nesta pesquisa, orientados por um enquadre netnográfico, crítico e, sobretudo, qualitativo, que envolvem a seleção de uma interação: uma thread e os comentários (em reação à thread) que abordam a relação entre a prova de redação do Enem e o emprego da linguagem não-binária. No âmbito analítico, evidenciamos que os/as interagentes usaram a ironia não só para deslegitimar o uso da linguagem não-binária na construção de metapragmáticas de violência linguístico-discursiva (interagentes A, B e E), mas também para legitimar tal uso (interagentes C e D). Reiteramos, por fim, ser primordial o desenvolvimento de uma consciência metapragmática para diagnosticar violências e, assim, referendar escolhas léxico-gramaticais não binárias que se alinham às constituições identitárias de pessoas igualmente não binárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)