Teatro e política na filosofia de Gilles Deleuze: subtração, crueldade, esgotamento
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i1.36404Keywords:
Teatro, política, Gilles DeleuzeAbstract
A relação de Gilles Deleuze com as artes é inseparável de seu projeto filosófico mais amplo, marcado pela crítica à representação e pela liberação da dimensão das forças como aquela em que o pensamento é criado. O modelo da representação reúne uma série de pressupostos implícitos da filosofia ocidental e consolida uma moral interna ao pensamento, que oblitera a dimensão genética das forças. A política do pensamento deleuziana rompe com este modelo, em benefício do pensamento compreendido como criação. Filósofos e artistas pensam, criam, e isto permite ao filósofo se aproximar de procedimentos artísticos que se afinam com os seus. Deleuze se encontra com o teatro justamente na crítica à representação e na dramatização compreendida como experimentação de forças puras. Não à toa destacam-se em seus escritos Antonin Artaud, Carmelo Bene e Samuel Beckett. A relação entre teatro e política está presente nos procedimentos dos três: subtração em Bene, crueldade em Artaud e esgotamento em Beckett – estratégias necessárias para que o teatro se libere da representação, de sua moral interna para atingir a dimensão das forças na qual a criação pode emergir.References
ARTAUD, A. (1927) « À la grande nuit ou le Bluff surréaliste » . In: L’Ombilic des limbes suivi de Le Pèse-nerfs et autres textes. Paris : Gallimard, 1968.
__________. (1933) « Le théâtre et la cruauté » . In: Le Théâtre et son double. Paris : Gallimard, 1964.
BENE, C. (1979) “Richard III ou l’horrible nuit d’un homme de guerre”. In: Superpositions. Paris : Minuit, 2004.
BECKETT, S. (1992) « Quad » et autres pièces pour la télévision. Paris : Minuit, 1999.
DELEUZE, Gilles. (1962) Nietzsche et la philosophie. Paris : P.U.F., 2005.
__________. (1968) Différence et répétition. Paris : P.U.F., 2005.
__________. (1969) Logique du sens. Paris : Minuit, 2005.
__________. (1979) « Un manifeste de moins », in Superpositions (en collaboration avec Carmelo Bene). Paris : Minuit, 2004.
__________. (1985) Cinéma 2. L’Image-temps. Paris : Minuit, 2006.
__________. (1992) « L’Épuisé », in BECKETT, Samuel, « Quad » et autres pièces pour la télévision. Paris : Minuit, 1999.
__________. (1993) Critique et clinique. Paris : Minuit, 2006.
DELEUZE, G. & GUATTARI, F. (1991) Qu’est-ce que la philosophie ? Paris : Minuit, 2005.
DOMENECH ONETO, Paulo. “Breaking down, breaking out: Beckett’s absolute liminality in the third age of capitalist traumas”. In: Crise, Revista de História da Arte. Lisboa: Instituto de História da Arte (FCSH/NOVA) nº12, 2015, pp. 48-59.
ZOURABICHVILI, François. “Deleuze e o possível (do involuntarismo em política)”. In: Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Ed. 34, 2000, pp. 333-355.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) license. This license allows third parties to remix, adapt, and create from the published work, attributing authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository, on a personal website, publishing a translation, or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.