Fundamentos de Etnopedogeomorfologia: Âncoras Conceituais para uma Nova Disciplina da Geografia Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.63461

Palavras-chave:

Etnociência, Etnopedogeomorfologia, Paisagem rural, Comunidades tradicionais, Ensino de Geografia

Resumo

As primeiras décadas do século XXI testemunharam a emergência de novas formas de articular saberes científicos clássicos com conhecimentos vernaculares balizados pelo surgimento ou retomada de abordagens etnocientíficas. Essas disciplinas são indispensáveis para entender os nexos engendrados por populações rurais tradicionais e sua relação com o solo, o relevo e o uso da terra. Surgem assim formas de contextualizar o espaço geográfico, a partir das percepções dos ambientes físicos-naturais pelas comunidades tradicionais. Partindo de epígrafes mais sintéticas, a etnopedogeomorfologia emerge como sistema de conhecimento coirmão da etnoecologia, e etnopedologia. Realizou-se uma revisão do estado da arte da literatura, voltada à discussão conceitual
que define o escopo da etnopedogeomorfologia, como possível nova área temática da geografia física. Suas aplicações abrangem desde o desenvolvimento de classificações e taxonomias voltadas à compreensão da relação solo e relevo, quanto um instrumento de
ensino da geografia física em bases fenomenológicas junto às comunidades tradicionais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Lucas Cândido de Farias, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui o curso de Bacharelado em Geografia (2017), Licenciatura em Geografia (2021) e Mestrado em Geografia (2021) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui o curso especialização em Gestão Ambiental de Municípios no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) (2022). Estudante e membro no Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE e atua no Grupo de Estudos em Geomorfologia e Pedologia (GeoPed), da Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase para os seguintes temas: etnopedogeomorfologia, geoconservação, percepção e impacto ambiental, planejamento ambiental em áreas rurais e ensino de geografia física.

Antonio Carlos de Barros Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), fez intercâmbio de graduação na Radford University, Virginia, EUA, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com estágio sanduiche na Universidade de Durham, Reino Unido (2001) e pós-doutorado em geomorfologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) . Atualmente é Professor Titular e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, membro permanente dos programas de pós-graduação em geografia (PPGEO) e mestrado profissional em ensino de geografia (PROFGEO), Lider do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE (LabGEQUA). Atuou como coordenador Adjunto da Área de Geografia da CAPES de 2018 a 2022. Vice-presidente da Associação Brasileira de Geografia física desde 2017. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia do quaternário, geomorfologia de ambientes semiáridos, geomorfologia histórica e estrutural, aplicação de índices morfométricos na análise geomorfológica e análise geossistêmica.

Simone Cardoso Ribeiro, Universidade Regional do Cariri

Estágio de Pós-Doutorado no PPGG/UFRN (2023) trabalhando com Pedodiversidade no Geoparque Seridó, doutora em Geografia pelo PPGG/UFRJ (2012), onde desenvolveu a tese "Etnogeomorfologia Sertaneja: proposta metodológica para a classificação das paisagens da sub-bacia do rio Salgado/CE" . Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) onde cursou o bacharelado com ênfase em Recursos Naturais, Especialização em Geografia do Nordeste (1997) pela mesma IES, e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), com pesquisa sobre erosão de solos em microbacias. Atualmente é professora associada da Universidade Regional do Cariri, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Pedologia - GeoPed (CNPq), no laboratório homônimo/GeoPed-DEGEO-URCA, ministrando aulas no curso de graduação em Geografia (Licenciatura Plena). Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (PROFGEO). Já participou do corpo docente do mestrado em Bioprospecção Molecular/URCA (2012-2018), na linha de pesquisa Biodiversidade, onde orientou dissertações e ministrou disciplinas de temáticas geoambientais e etnocientíficas. Tem coorientado dissertações em alguns Programas de Pós-Graduação no Nordeste, como no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri - UFCA, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, onde também coorienta tese de doutorado. Foi vice coordenadora local do Programa MINTER URCA/USP em Geografia Humana (2016-2019). Foi bolsista de produtividade e coordenadora de pesquisa financiada pela FUNCAP sobre Mapeamento Geomorfológico do Cariri cearense (2018-2020). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Pedologia e Análise integrada da paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: etnopedogeomorfologia, relação solo X relevo, evolução da paisagem, antropogeomorfologia e riscos geomorfológicos urbanos e periurbanos, iniciando pesquisas na área de mapeamento geomorfológico, geodiversidade e Educação em Solos e Geomorfologia no Ensino Básico. 

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

FARIAS, Paulo Lucas Cândido de; CORRÊA, Antonio Carlos de Barros; RIBEIRO, Simone Cardoso. Fundamentos de Etnopedogeomorfologia: Âncoras Conceituais para uma Nova Disciplina da Geografia Física. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, n. 2, p. 5–22, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.63461. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/63461. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)