Fundamentos de Etnopedogeomorfologia: Âncoras Conceituais para uma Nova Disciplina da Geografia Física
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.63461Palavras-chave:
Etnociência, Etnopedogeomorfologia, Paisagem rural, Comunidades tradicionais, Ensino de GeografiaResumo
As primeiras décadas do século XXI testemunharam a emergência de novas formas de articular saberes científicos clássicos com conhecimentos vernaculares balizados pelo surgimento ou retomada de abordagens etnocientíficas. Essas disciplinas são indispensáveis para entender os nexos engendrados por populações rurais tradicionais e sua relação com o solo, o relevo e o uso da terra. Surgem assim formas de contextualizar o espaço geográfico, a partir das percepções dos ambientes físicos-naturais pelas comunidades tradicionais. Partindo de epígrafes mais sintéticas, a etnopedogeomorfologia emerge como sistema de conhecimento coirmão da etnoecologia, e etnopedologia. Realizou-se uma revisão do estado da arte da literatura, voltada à discussão conceitual
que define o escopo da etnopedogeomorfologia, como possível nova área temática da geografia física. Suas aplicações abrangem desde o desenvolvimento de classificações e taxonomias voltadas à compreensão da relação solo e relevo, quanto um instrumento de
ensino da geografia física em bases fenomenológicas junto às comunidades tradicionais.
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Copyright (c) 2024 Paulo Lucas Cândido de Farias, Antonio Carlos de Barros Corrêa, Simone Cardoso Ribeiro
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