DIADORIM VOLUME 24-2 - DOSSIÊS

2021-08-11

Diadorim 24-2 - Dossiês de Língua e de Literatura

Submissão de artigos: fevereiro-março/2022

Prazo final ampliado: 08 de abril de 2022

Dossiê de Literatura

Título: Encenações da escritura na poesia portuguesa moderna e contemporânea

Organizadoras: Mônica Genelhu Fagundes (UFRJ), Viviane Vasconcelos (UERJ) e Alda Lentina (Universidade de Dalarna – Suécia)

Resumo:

Artes poéticas, cenas de escrita, metáforas do fazer poético: essas e outras encenações da escritura serão contempladas pelo Dossiê de Literatura do Volume 24-2 da Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários. Serão bem-vindos textos que identifiquem e explorem o gesto reflexivo da poesia que dramatiza a si mesma, que se especula em imagem e mesmo se alegoriza para pensar sua feitura e seu lugar, seus princípios e seus modos de significação, sua especificidade e suas relações com outras práticas, outras artes e outros saberes. Privilegiando o cenário moderno e contemporâneo, que faz dessa elaborada metalinguagem um exercício constante, buscamos reunir em painel diferentes inflexões da poesia que se volta sobre si e assim se nos apresenta.

 

Dossiê de Língua

Título: Ensino de Língua Portuguesa: língua materna, estrangeira e de herança

Organizadoras: Beatriz Abi Haya Cariello (Florida International University/USA), Isabel Roboredo Seara (Universidade Aberta; CLUNL/Nova Lisboa/Portugal), Leonor Werneck dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil).

Resumo:

Num mundo multilíngue e multicultural, importa afirmar o ensino da Língua Portuguesa como língua pluricêntrica, nas suas diferentes vertentes. Aprender uma língua e novas literacias acarreta consequências para a identidade dos aprendentes, sendo imperioso reforçar a importância da atualização teórica e pedagógica dos professores e dos educadores no respeito pelas identidades linguísticas e culturais dos alunos num diálogo construtivo, nos diferentes contextos de aprendizagem.

Assim, este Número da Revista Diadorim visa a acolher trabalhos teóricos que discutam e problematizem o ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de língua materna, estrangeira ou de herança, que estejam alinhados ao Foco e Escopo da Revista, cujo público-alvo contempla alunos, professores ou pesquisadores de Programas de Pós-Graduação, graduação e ensino básico.

Temáticas aceitas para publicação:

 - Organização curricular no ensino de Língua Portuguesa;

- Análise e produção de materiais didáticos: do impresso ao digital;

- Abordagem textual-discursiva na perspectiva didático-pedagógica;

- Multiletramentos e Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC);

- Leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa;

- Metodologias e abordagens no ensino de Língua Portuguesa;

- Estratégias para o desenvolvimento de atividades interativas e comunicativas;

- O lugar do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa;

- Competência intercultural no ensino de Língua Portuguesa;

- Formação de professores de Língua Portuguesa em contextos diversos;

- Exames de proficiência e internacionalização da Língua Portuguesa.

 

**Template para os artigos: 

https://drive.google.com/drive/folders/174O0wyuk56UBL_yifbDyEkGAnL3xKcLT?usp=sharing

 Cf. https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/about/submissions