O Letramento Linguístico e o Ensino de Gramática da Língua Portuguesa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10121

Palavras-chave:

Letramento, Letramento linguístico, Ensino do português, Ensino de gramática do português

Resumo

Este artigo apresenta as bases teóricas e programáticas que sustentam o conceito de letramento linguístico, delineando suas características principais e situando-o como um dos conceitos basilares da discussão sobre o ensino de língua materna no Brasil. Tais características são empregadas como ponto de partida para uma argumentação crítica acerca das visões hegemônicas da ideia de letramento na pesquisa em ensino no Brasil: o letramento individual e o social. As conclusões oriundas do que se dispõe como letramento linguístico e sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino são o insumo para a discussão de um texto de Francisco Platão Savioli que descreve a história do ensino de gramática no Brasil. Essa análise crítica inspira e motiva observações sobre os problemas estruturais do ensino e da pesquisa na área, e serve de base para a proposição de ações didático-pedagógicas relacionadas à ideia do letramento linguístico como um dos objetivos do ensino de língua portuguesa como língua materna.

Biografia do Autor

Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Letras (Letras Vernáculas ? Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Portsmouth, Reino Unido (2011). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Faculdade de Letras - UFRJ e do PROFLETRAS, Programa de Mestrado Profissional em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Linguística Aplicada voltada para o ensino de línguas, atuando principalmente na pesquisa em ensino de leitura, produção textual e gramática. Realiza pesquisas voltadas à discussão das contribuições da Psicologia Cognitiva para a investigação da cognição distribuída e dos estudos em metacognição e conhecimento metalinguístico para a melhoria do ensino de línguas em todos os níveis, com foco na análise crítica de materiais de ensino, projetos curriculares e políticas públicas de ensino, e também na elaboração de materiais didáticos.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

I. Para a abordagem reflexiva da gramática