Tradução e invenção: Gonzaga Duque e a crítica de arte simbolista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31368

Palavras-chave:

Crítica de arte, Tradução intersemiótica, Gonzaga Duque, Literatura e pintura, Simbolismo.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre algumas especificidades de um tipo de texto situado entre o ensaístico e o comentário: a crítica de arte praticada por um crítico-escritor do simbolismo brasileiro, Gonzaga Duque (1863 – 1911). Na esteira teórica de autores como Dario Gamboni (1991), Françoise Lucbert (2005) e Liliane Louvel (2006), dentre outros, trata-se de perceber os modos como o crítico de arte simbolista opera uma tradução intersemiótica, passando do icônico ao verbal, ao descrever os quadros a que se refere. Se a pintura detém o poder de transformar a linguagem da crítica de arte por meio de uma “tradução” dos efeitos picturais das obras comentadas, tal tradução residiria na adaptação da materialidade do quadro para a realidade do texto, através das evocações poéticas que prolongariam a experiência estética. É o que faz Gonzaga Duque em relação às obras de pintores como Félicien Rops, Puvis de Chavannes e Helios Seelinger, por meio de uma crítica de arte simbolista que  transforma a substância pictórica em texto poético de forma criativa.

Biografia do Autor

André Soares Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Letras, Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Pós-doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2011) e em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, (2019). É professor associado 4 do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa e o Núcleo de Estudos sobre Intermidialidade (CNPq/UFMG). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução intersemiótica, descrições picturais, transposição e adaptação no discurso sobre arte em críticas e obras literárias, literatura e outras artes, literatura e cinema, intermidialidade, além de Língua e Literatura Francesa. 

Referências

BENJAMIN, W. Linguagem, tradução, literatura (Filosofia, teoria e crítica). Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BROGNIEZ, L. Préraphélisme et Symbolisme. Peinture littéraire et image poétique. Paris: Honoré Champion, 2003.

BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

DUQUE, G. Contemporâneos: pintores e escultores. Rio de Janeiro: Typ. Benedicto de Souza, 1929.

______. Graves & frívolos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.

GAMBONI, D. Propositions pour l’étude de la critique d’art du XIXe siècle. Romantisme, n. 71, p. 9-17, 1991.

HOEK, L. H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, M. (org.) Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: PósLit/FALE/UFMG, 2006.

LEDUC-ADINE, J.-P. Des règles d’un genre: la critique d’art. Romantisme, n. 71, p. 93-100, 1991.

LEWIS, C.S. Um experimento na crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

LINS, V. Gonzaga Duque, o crítico como intelectual. Gonzaga Duque: um crítico no museu. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2008.

LOUVEL, L. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, M. (org.) Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: PósLit/FALE/UFMG, 2006.

LUCBERT, F. Traduction, transposition et adaptation dans le discours sur l’art des écrivains symbolistes. In: MERCIER, A.; PELLETIER, E. (direc.) L’adaptation dans tous ses états: passage d’un mode d’expression à un autre. Québec: Nota bene, 1999.

______. Entre le voir et le dire. La critique d’art des écrivains dans la presse symboliste en France de 1882 à 1906. Rennes: PUR, 2005.

MURICY, A. Panorama do movimento simbolista brasileiro. Vol. 1. São Paulo: Perspectiva, 1987.

PRAZ, M. Ensaio. In: PATER, W. O Renascimento. Estudos sobre arte e poesia. São Paulo: Iluminuras, 2014.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Edição

Seção

Dossiê de Literatura/Literature Dossier