Tradução e invenção: Gonzaga Duque e a crítica de arte simbolista
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31368Keywords:
Crítica de arte, Tradução intersemiótica, Gonzaga Duque, Literatura e pintura, Simbolismo.Abstract
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre algumas especificidades de um tipo de texto situado entre o ensaístico e o comentário: a crítica de arte praticada por um crítico-escritor do simbolismo brasileiro, Gonzaga Duque (1863 – 1911). Na esteira teórica de autores como Dario Gamboni (1991), Françoise Lucbert (2005) e Liliane Louvel (2006), dentre outros, trata-se de perceber os modos como o crítico de arte simbolista opera uma tradução intersemiótica, passando do icônico ao verbal, ao descrever os quadros a que se refere. Se a pintura detém o poder de transformar a linguagem da crítica de arte por meio de uma “tradução” dos efeitos picturais das obras comentadas, tal tradução residiria na adaptação da materialidade do quadro para a realidade do texto, através das evocações poéticas que prolongariam a experiência estética. É o que faz Gonzaga Duque em relação às obras de pintores como Félicien Rops, Puvis de Chavannes e Helios Seelinger, por meio de uma crítica de arte simbolista que transforma a substância pictórica em texto poético de forma criativa.References
BENJAMIN, W. Linguagem, tradução, literatura (Filosofia, teoria e crítica). Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BROGNIEZ, L. Préraphélisme et Symbolisme. Peinture littéraire et image poétique. Paris: Honoré Champion, 2003.
BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
DUQUE, G. Contemporâneos: pintores e escultores. Rio de Janeiro: Typ. Benedicto de Souza, 1929.
______. Graves & frívolos. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1997.
GAMBONI, D. Propositions pour l’étude de la critique d’art du XIXe siècle. Romantisme, n. 71, p. 9-17, 1991.
HOEK, L. H. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, M. (org.) Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: PósLit/FALE/UFMG, 2006.
LEDUC-ADINE, J.-P. Des règles d’un genre: la critique d’art. Romantisme, n. 71, p. 93-100, 1991.
LEWIS, C.S. Um experimento na crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
LINS, V. Gonzaga Duque, o crítico como intelectual. Gonzaga Duque: um crítico no museu. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2008.
LOUVEL, L. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, M. (org.) Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: PósLit/FALE/UFMG, 2006.
LUCBERT, F. Traduction, transposition et adaptation dans le discours sur l’art des écrivains symbolistes. In: MERCIER, A.; PELLETIER, E. (direc.) L’adaptation dans tous ses états: passage d’un mode d’expression à un autre. Québec: Nota bene, 1999.
______. Entre le voir et le dire. La critique d’art des écrivains dans la presse symboliste en France de 1882 à 1906. Rennes: PUR, 2005.
MURICY, A. Panorama do movimento simbolista brasileiro. Vol. 1. São Paulo: Perspectiva, 1987.
PRAZ, M. Ensaio. In: PATER, W. O Renascimento. Estudos sobre arte e poesia. São Paulo: Iluminuras, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).