Desafios atuais no ensino de língua: algumas propostas

Autores

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v6n0a3887

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a situação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, considerando-se a inadequação de algumas metodologias de ensino de gramática que aplicam recursos de cunho meramente descritivo e/ou normativo, às quais pode ser atribuído o mau desempenho dos alunos em provas avaliativas. Dentre os principais problemas, há uma excessiva ênfase na descrição da metalinguagem como um fim em si mesma, em detrimento do estudo do texto como unidade básica de sentido e de interação. As propostas de mudança no ensino levam em consideração a complexidade da linguagem, sua natureza dinâmica nas variadas situações comunicativas e a necessidade de adoção de novas ferramentas no ensino de texto como discurso. A compreensão do texto como um todo organizado de sentido permitirá uma melhor compreensão dos mecanismos constitutivos da linguagem humana, possibilitando, enfim, a passagem da Gramática da Frase para a Gramática do Texto e do Discurso.

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Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos Inéditos