Desafios atuais no ensino de língua: algumas propostas
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v6n0a3887Abstract
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a situação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, considerando-se a inadequação de algumas metodologias de ensino de gramática que aplicam recursos de cunho meramente descritivo e/ou normativo, às quais pode ser atribuído o mau desempenho dos alunos em provas avaliativas. Dentre os principais problemas, há uma excessiva ênfase na descrição da metalinguagem como um fim em si mesma, em detrimento do estudo do texto como unidade básica de sentido e de interação. As propostas de mudança no ensino levam em consideração a complexidade da linguagem, sua natureza dinâmica nas variadas situações comunicativas e a necessidade de adoção de novas ferramentas no ensino de texto como discurso. A compreensão do texto como um todo organizado de sentido permitirá uma melhor compreensão dos mecanismos constitutivos da linguagem humana, possibilitando, enfim, a passagem da Gramática da Frase para a Gramática do Texto e do Discurso.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).