Desafios atuais no ensino de língua: algumas propostas
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v6n0a3887Résumé
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a situação do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, considerando-se a inadequação de algumas metodologias de ensino de gramática que aplicam recursos de cunho meramente descritivo e/ou normativo, às quais pode ser atribuído o mau desempenho dos alunos em provas avaliativas. Dentre os principais problemas, há uma excessiva ênfase na descrição da metalinguagem como um fim em si mesma, em detrimento do estudo do texto como unidade básica de sentido e de interação. As propostas de mudança no ensino levam em consideração a complexidade da linguagem, sua natureza dinâmica nas variadas situações comunicativas e a necessidade de adoção de novas ferramentas no ensino de texto como discurso. A compreensão do texto como um todo organizado de sentido permitirá uma melhor compreensão dos mecanismos constitutivos da linguagem humana, possibilitando, enfim, a passagem da Gramática da Frase para a Gramática do Texto e do Discurso.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).