CANÇÃO FEMINISTA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51217Palavras-chave:
Ensino de canção, Português como Língua Adicional, Material didático, Música brasileira, Canção feminista.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma unidade didática intitulada Canção Feminista, elaborada para o ensino de canção brasileira a alunos de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). A unidade didática apresentada faz parte de um material estruturado a partir de movimentos artístico-culturais. Cada movimento é representado por um conjunto de canções de diferentes gêneros musicais com uma temática em comum, foco da discussão proposta sobre cultura brasileira. O desenho do material baseado em movimentos artístico-culturais (e não em gêneros musicais) se deve ao cenário musical contemporâneo, que tem como uma de suas características a mistura de gêneros (SOARES; VICENTE, 2017). O objetivo da unidade didática em foco (que trabalha com canções das artistas: Ana Cañas, Elza Soares, Iza, Karina Buhr, Linn da Quebrada e Marília Mendonça) é expor os alunos a um repertório diversificado de canções brasileiras para discutir a canção feminista, criar oportunidades de compreensão e discussão de diferentes perspectivas sobre o tema, desenvolver o letramento literomusical, isto é, promover a ampliação do repertório e, por meio de audição comentada, propiciar a compreensão de possíveis efeitos de sentido da materialidade verbal e musical das canções, considerando-se as práticas sociais em que elas ocorrem (COELHO DE SOUZA, 2014). A análise das tarefas propostas aprofunda o debate acerca do ensino da canção em língua adicional com base nas noções de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003) e constelação de gêneros (COELHO DE SOUZA, 2014).
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