CANÇÃO FEMINISTA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO

Autor/innen

  • Ana Paula Parisotto UFSC
  • Margarete Schlatter UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51217

Schlagworte:

Ensino de canção, Português como Língua Adicional, Material didático, Música brasileira, Canção feminista.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma unidade didática intitulada Canção Feminista, elaborada para o ensino de canção brasileira a alunos de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). A unidade didática apresentada faz parte de um material estruturado a partir de movimentos artístico-culturais. Cada movimento é representado por um conjunto de canções de diferentes gêneros musicais com uma temática em comum, foco da discussão proposta sobre cultura brasileira. O desenho do material baseado em movimentos artístico-culturais (e não em gêneros musicais) se deve ao cenário musical contemporâneo, que tem como uma de suas características a mistura de gêneros (SOARES; VICENTE, 2017). O objetivo da unidade didática em foco (que trabalha com canções das artistas: Ana Cañas, Elza Soares, Iza, Karina Buhr, Linn da Quebrada e Marília Mendonça) é expor os alunos a um repertório diversificado de canções brasileiras para discutir a canção feminista, criar oportunidades de compreensão e discussão de diferentes perspectivas sobre o tema, desenvolver o letramento literomusical, isto é, promover a ampliação do repertório e, por meio de audição comentada, propiciar a compreensão de possíveis efeitos de sentido da materialidade verbal e musical das canções, considerando-se as práticas sociais em que elas ocorrem (COELHO DE SOUZA, 2014). A análise das tarefas propostas aprofunda o debate acerca do ensino da canção em língua adicional com base nas noções de gênero do discurso (BAKHTIN, 2003) e constelação de gêneros (COELHO DE SOUZA, 2014).


Autor/innen-Biografien

Ana Paula Parisotto, UFSC

Ana Paula Parisotto é mestranda bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa de Pós Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduada em Letras, com habilitação em Português e literaturas de Língua Portuguesa/Inglês e literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora de Canção Brasileira no Programa de Português para Estrangeiros (PPE-UFRGS), onde criou material didático para o ensino de canção a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos. Lecionou Inglês no programa de extensão do MEC Idiomas sem Fronteiras (IsF), além de integrar o grupo PET Letras (Programa de Educação Tutorial) e o grupo de pesquisa do CNPq Cabeça de Criança: Arte, Educação, Filosofia e Infâncias (AEFI).

Margarete Schlatter, UFRGS

Margarete Schlatter é Doutora em Letras e atua nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundadora do Programa de Português para Estrangeiros (PPE/UFRGS). Lidera o grupo de pesquisa Português/Língua Adicional, especializado em práticas de ensino, materiais didáticos, avaliação e formação de professores. Coautora do exame Celpe-Bras e de cursos on-line para o ensino de português como língua adicional (CEPI, PORTOS, CAPI) e para a formação de professores (Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula) e de avaliadores da Parte Oral e da Parte Escrita do Celpe-Bras.

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Veröffentlicht

2023-06-19