O resumo acadêmico: uma análise sociointeracionista dos mecanismos textuais e enunciativos no processo de retextualização

Autores

  • Fabiana Pincho de Oliveira UFAL - Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5369

Resumo

As operações de retextualização de gêneros acadêmicos foram estudadas por autores, como Matêncio (2002; 2003), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2005), associadas às perspectivas interacionista e sociodiscursiva dos gêneros, com filiações em Bronckart (2003), Dolz e Schneuwly (2004). Nesse campo teórico, a escrita é concebida como atividade interativa que cumpre funções comunicativas específicas, variando em decorrência dos objetivos, do papel social dos interlocutores, do veículo de circulação e dos gêneros. Ademais, exige do produtor de textos o domínio de diferentes tipos de conhecimento (linguístico, enciclopédico, interacional) e se realiza em etapas distintas e integradas. Inserido nessa visão processual da escrita, este artigo investiga as operações linguísticas realizadas na prática da retextualização do texto-fonte no resumo acadêmico, como instrumento de avaliação da compreensão leitora, elaborado por estudantes iniciantes do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas -- UFAL. Especificamente, identifica e descreve como se realizam alguns mecanismos enunciativos e de textualização nas operações de selecionar as informações, construir o tópico e gerenciar as vozes do texto. Os resultados mostram que os/as estudantes apresentam sérias dificuldades para construir as macroproposições do resumo mantendo a equivalência semântica com o texto-fonte. Além disso, revelam uma tendência para o apagamento da voz do autor do texto-fonte. Esta reflexão, portanto, pode contribuir com o desenvolvimento de atividades nas disciplinas dedicadas à produção do texto acadêmico nos cursos de graduação.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos