O resumo acadêmico: uma análise sociointeracionista dos mecanismos textuais e enunciativos no processo de retextualização
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5369Abstract
As operações de retextualização de gêneros acadêmicos foram estudadas por autores, como Matêncio (2002; 2003), Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2005), associadas às perspectivas interacionista e sociodiscursiva dos gêneros, com filiações em Bronckart (2003), Dolz e Schneuwly (2004). Nesse campo teórico, a escrita é concebida como atividade interativa que cumpre funções comunicativas específicas, variando em decorrência dos objetivos, do papel social dos interlocutores, do veículo de circulação e dos gêneros. Ademais, exige do produtor de textos o domínio de diferentes tipos de conhecimento (linguístico, enciclopédico, interacional) e se realiza em etapas distintas e integradas. Inserido nessa visão processual da escrita, este artigo investiga as operações linguísticas realizadas na prática da retextualização do texto-fonte no resumo acadêmico, como instrumento de avaliação da compreensão leitora, elaborado por estudantes iniciantes do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas -- UFAL. Especificamente, identifica e descreve como se realizam alguns mecanismos enunciativos e de textualização nas operações de selecionar as informações, construir o tópico e gerenciar as vozes do texto. Os resultados mostram que os/as estudantes apresentam sérias dificuldades para construir as macroproposições do resumo mantendo a equivalência semântica com o texto-fonte. Além disso, revelam uma tendência para o apagamento da voz do autor do texto-fonte. Esta reflexão, portanto, pode contribuir com o desenvolvimento de atividades nas disciplinas dedicadas à produção do texto acadêmico nos cursos de graduação.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).