Da conscientização gramatical para a sócio-discursiva: uma proposta de letramento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5370Resumo
Este artigo apresenta uma mediação didático-pedagógica para a produção escrita de alunos universitários com base na associação entre a abordagem de gênero discursivo como evento sócio discursivo (MARCUSCHI, 2002), prática reflexiva da gramática (GORSKI; COELHO, 2009) e concepção de letramento crítico (NORTON,2007; BRASIL, 2006). Trata-se de uma pesquisa-a- ção, desenvolvida no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com alunos de Ciências Contábeis, cujo objetivo foi o de desenvolver a competência discursiva do graduando a fim de levá-lo a selecionar estruturas linguísticas que possibilitam a mescla de vozes em resenhas críticas. Os resultados mostraram-se positivos, uma vez que se pôde constatar mudança na produção textual dos estudantes envolvidos na pesquisa.Downloads
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