Da conscientização gramatical para a sócio-discursiva: uma proposta de letramento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5370Abstract
Este artigo apresenta uma mediação didático-pedagógica para a produção escrita de alunos universitários com base na associação entre a abordagem de gênero discursivo como evento sócio discursivo (MARCUSCHI, 2002), prática reflexiva da gramática (GORSKI; COELHO, 2009) e concepção de letramento crítico (NORTON,2007; BRASIL, 2006). Trata-se de uma pesquisa-a- ção, desenvolvida no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com alunos de Ciências Contábeis, cujo objetivo foi o de desenvolver a competência discursiva do graduando a fim de levá-lo a selecionar estruturas linguísticas que possibilitam a mescla de vozes em resenhas críticas. Os resultados mostraram-se positivos, uma vez que se pôde constatar mudança na produção textual dos estudantes envolvidos na pesquisa.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).