Da conscientização gramatical para a sócio-discursiva: uma proposta de letramento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5370Abstract
Este artigo apresenta uma mediação didático-pedagógica para a produção escrita de alunos universitários com base na associação entre a abordagem de gênero discursivo como evento sócio discursivo (MARCUSCHI, 2002), prática reflexiva da gramática (GORSKI; COELHO, 2009) e concepção de letramento crítico (NORTON,2007; BRASIL, 2006). Trata-se de uma pesquisa-a- ção, desenvolvida no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com alunos de Ciências Contábeis, cujo objetivo foi o de desenvolver a competência discursiva do graduando a fim de levá-lo a selecionar estruturas linguísticas que possibilitam a mescla de vozes em resenhas críticas. Os resultados mostraram-se positivos, uma vez que se pôde constatar mudança na produção textual dos estudantes envolvidos na pesquisa.##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).