A sinopse de curta-metragem animado como proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5377Resumo
Partindo da noção dialógica de linguagem e da reflexão acerca da teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (1992), bem como das propostas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), buscaremos neste artigo propor uma sequência didática em torno do gênero discursivo sinopse de curta-metragem animado. Na primeira parte apresentamos o arcabouço teórico a partir do qual nos pautamos, que diz respeito à concepção de linguagem como lugar de interação e o trabalho modular de uma SD, que permite aos alunos aprenderem a língua sem perder de vista a sua função social, o seu uso. Em seguida, trazemos a transposição desses pontos teóricos para a aplicação prática, uma sequência didática com encaminhamentos ao professor para o trabalho como texto em sala de aula. A escolha da sinopse de curta-metragem se deu por: a) ao se remeter a esse outro gênero do universo cinematográfico, servir de elemento motivador aos alunos; b) possibilitar que o aluno visualize a película em sala e ainda tenha tempo para o trabalho proposto; c) tenha contato com um gênero que nem sempre é explorado na sala de aula. Sugerimos, de
início, como situação/projeto de comunicação, a construção de um informativo com sinopses de curtas-metragens animados, a serem passados em uma Mostra na escola. Ao longo do texto, desenvolvemos atividades de interpretação de textos, análise linguística e escritura, permitindo que os alunos possam se apropriar do gênero trabalhado de modo gradual e tendo em vista a
perspectiva contextual da linguagem.
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