A sinopse de curta-metragem animado como proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5377Abstract
Partindo da noção dialógica de linguagem e da reflexão acerca da teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (1992), bem como das propostas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), buscaremos neste artigo propor uma sequência didática em torno do gênero discursivo sinopse de curta-metragem animado. Na primeira parte apresentamos o arcabouço teórico a partir do qual nos pautamos, que diz respeito à concepção de linguagem como lugar de interação e o trabalho modular de uma SD, que permite aos alunos aprenderem a língua sem perder de vista a sua função social, o seu uso. Em seguida, trazemos a transposição desses pontos teóricos para a aplicação prática, uma sequência didática com encaminhamentos ao professor para o trabalho como texto em sala de aula. A escolha da sinopse de curta-metragem se deu por: a) ao se remeter a esse outro gênero do universo cinematográfico, servir de elemento motivador aos alunos; b) possibilitar que o aluno visualize a película em sala e ainda tenha tempo para o trabalho proposto; c) tenha contato com um gênero que nem sempre é explorado na sala de aula. Sugerimos, de
início, como situação/projeto de comunicação, a construção de um informativo com sinopses de curtas-metragens animados, a serem passados em uma Mostra na escola. Ao longo do texto, desenvolvemos atividades de interpretação de textos, análise linguística e escritura, permitindo que os alunos possam se apropriar do gênero trabalhado de modo gradual e tendo em vista a
perspectiva contextual da linguagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).