A sinopse de curta-metragem animado como proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5377Аннотация
Partindo da noção dialógica de linguagem e da reflexão acerca da teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (1992), bem como das propostas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), buscaremos neste artigo propor uma sequência didática em torno do gênero discursivo sinopse de curta-metragem animado. Na primeira parte apresentamos o arcabouço teórico a partir do qual nos pautamos, que diz respeito à concepção de linguagem como lugar de interação e o trabalho modular de uma SD, que permite aos alunos aprenderem a língua sem perder de vista a sua função social, o seu uso. Em seguida, trazemos a transposição desses pontos teóricos para a aplicação prática, uma sequência didática com encaminhamentos ao professor para o trabalho como texto em sala de aula. A escolha da sinopse de curta-metragem se deu por: a) ao se remeter a esse outro gênero do universo cinematográfico, servir de elemento motivador aos alunos; b) possibilitar que o aluno visualize a película em sala e ainda tenha tempo para o trabalho proposto; c) tenha contato com um gênero que nem sempre é explorado na sala de aula. Sugerimos, de
início, como situação/projeto de comunicação, a construção de um informativo com sinopses de curtas-metragens animados, a serem passados em uma Mostra na escola. Ao longo do texto, desenvolvemos atividades de interpretação de textos, análise linguística e escritura, permitindo que os alunos possam se apropriar do gênero trabalhado de modo gradual e tendo em vista a
perspectiva contextual da linguagem.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).