ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE HERANÇA

Autores

  • Leonor Werneck dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Beatriz Abi Haya Cariello Florida International University.
  • Isabel Roboredo Seara Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a58154

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, Língua Materna, Língua estrangeira, Língua de Herança

Resumo

Num mundo multilíngue e multicultural, importa afirmar o ensino da Língua Portuguesa como língua pluricêntrica, nas suas diferentes vertentes. Aprender uma língua e novas literacias acarreta consequências para a identidade dos aprendentes, sendo imperioso reforçar a importância da atualização teórica e pedagógica dos professores e dos educadores no respeito pelas identidades linguísticas e culturais dos alunos num diálogo construtivo, nos diferentes contextos de aprendizagem. Assim, este número da Revista Diadorim acolhe trabalhos teóricos que discutem e problematizam o ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de língua materna, estrangeira ou de herança. Os artigos aqui publicados destinam-se a um público-alvo que contempla alunos, professores ou pesquisadores de Programas de Pós-Graduação, graduação e ensino básico.

Referências

ARAÚJO E SÁ. M. H. A Intercompreensão em Didática de Línguas: modulações em torno de uma abordagem interacional. Linguarumarena. v. 4, p. 79-106, 2013.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1929].

DELORS, J. (coord.). Educação: Um Tesouro a Descobrir. Porto: Edições Asa, 1996.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. (org.). Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas/SP: Mercado as Letras, 2004.

KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LOURENÇO, E. Nau de Ícaro e Imagem e Miragem da Lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PIRES DE BRITO, R. Português: língua pluricêntrica. Museu da Língua Portuguesa. 2021. Disponível em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/portugues-lingua-pluricentrica-artigo-de-regina-pires-de-brito/ Acesso em: 19 jul.2022.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Apresentação/Presentation - Dossiê de Língua/Language Dossier