A Posição VS/SV no Português Brasileiro: Tradição, Pesquisa e Ensino
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10672Schlagworte:
Ensino, Variação linguística, Ordem VS/SV, TransitividadeAbstract
Observamos, ainda hoje, que o ensino de língua materna nos colégios continua seguindo, por diversas vezes, apenas o prescrito pela tradição gramatical, sem levar em consideração uma reflexão linguística sobre os usos dos falantes. Diante dessa questão, fica perceptível a lacuna existente entre o produzido no ambiente de pesquisas científicas e o que efetivamente chega às escolas. Considerando esse fato, o presente trabalho discute a relação entre os eixos tradição gramatical (BECHARA, 2009; CUNHA; CINTRA, 2008), pesquisa linguística (SANTOS, 2008; SANTOS e SOARES DA SILVA, 2012) e ensino (BASSO; OLIVEIRA, 2012; FRANCHI, 2013), com enfoque na ordem do sujeito -- SV/VS --, em alguns contextos, e verbos transitivos, intransitivos e inacusativos. Nesta primeira etapa, partindo do que postula a tradição e retomando este conteúdo à luz das pesquisas , apresentamos alguns fatores para a motivação da ordem SV/VS e a diferença entre as transitividades verbais, ressaltando a distinção entre os verbos monoargumentais intransitivos e inacusativos. Após esse ponto, nosso olhar se voltou para um livro didático, um dos maiores suportes pedagógicos do docente, a obra Português: contexto, interlocução e sentido (ABAURRE; PONTARA; ABAURRE, 2013), muito usada nas escolas públicas do Rio de Janeiro, a fim de observarmos como esses fenômenos são contemplados nesse material didático. Em nossa análise, notamos que a obra segue apenas o proposto pela gramática tradicional, sem abordar uma reflexão sobre a ordem do sujeito, nem sobre a transitividade verbal. Com base nesse ponto, julgamos válido propor sugestões de exercícios (comentados), sobre esses tópicos já apresentados acima, focalizando gêneros orais e escritos, destinados ao segundo ano do ensino médio, tendo como base o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro (2012).
Literaturhinweise
ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. N.; ABAURRE, M. B. M. Sintaxe do período simples. In:______. Português -- contexto, interlocução e sentido. 2º ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 327-337.
ALEMANHA7 X Brasil 1! Isso mesmo! -- As notas do Lancellotti. Disponível em: <http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti/2014/07/08/alemanha-7-x-brasil-1-isso - mesmo-as-notas-do-lancellotti/>. Acesso em: 21 jun. 2016.
BARBOSA, A. G. Saberes Gramaticais na Escola. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 31-54.
BASSO, R. M.; OLIVEIRA, R. P de. Feynman, a Linguística e a curiosidade. Matraga 30. Estudos linguísticos e literários. v. 19, n. 30. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012. p. 13-40.
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. - 37. ed. rev., ampl. e atual. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2009.
BERLINK, R. A.; DUARTE, M. E. L.; OLIVEIRA, M. Predicação. In: KATO, M. & NASCIMENTO, M. Gramática do português culto falado no Brasil - a construção da sentença. São Paulo: Contexto, 2015, p.81- 149.
BORTONI-RICARDO, S. M. A língua portuguesa no Brasil; Um modelo para a análise sociolingüística do português brasileiro. In: ______. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolingüística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 31-52.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf> acesso em 20. jun. 2016
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Conhecimentos de Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>, acesso em 12. jul. 2015
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CUNHA, C.; CINTRA L. Nova gramática do português contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
CYRINO, S.; NUNES, J. e PAGOTTO, E. Complementação. In: KATO, M. &NASCIMENTO, M. Gramática do português culto falado no Brasil - a construção da sentença. São Paulo: Contexto, 2015, p. 37-80.
FRANCHI, C. Mas o que é mesmo “gramática”?. São Paulo: Parábola Editorial, 2013
GOL Antológico de Neymar - Barcelona x Villarreal (08/11/2015). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RYP_gLQ7Imw>. Acesso em: 21 jun. 2016
KATO, M. A.; NASCIMENTO, M. Apresentação In:______. Gramática do português culto falado no Brasil - a construção da sentença. São Paulo: Contexto, 2015, p. 11-17.
______. A restrição de monoargumentalidade da ordem VS no Português do Brasil. Fórum
Lingüístico, Florianópolis, 2000.p. 1-22
ROCHA LIMA, C. H. D. Gramática normativa da língua portuguesa. 50. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
MELHORES momentos Brasil 1 x 7 Alemanha pelas semifinais da Copa do Mundo 20142. Disponível em: <https://youtu.be/iTOXWCwkkik>. Acesso em: 21 jun. 2016
MIOTO, C.; SILVA; M. C. F.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013.
PILATI, E. Sobre a ordem verbo sujeito no português do Brasil, Brasília: UnB, 2002. Dissertação (Mestrado em Linguística) do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Faculdade de Letras, UnB, Brasília, 2002.
RIO DE JANEIRO/SEEDUC. Currículo Mínimo- Língua Portuguesa e Literatura. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=759820>. Acesso em: 05. ago. 2016
SANTOS, D. R. A ordem VS/SV com verbos inacusativos: um estudo diacrônico. Rio de Janeiro, UFRJ: 2008. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
______; SOARES DA SILVA, H. A ordem V-DP/DP-V com verbos inacusativos. In: DUARTE, M. E. L. (org.). O sujeito em peças de teatro. São Paulo: Parábola, 2012. p. 121 - 142.
VIEIRA, S. R. Três eixos para o ensino de gramática: uma proposta experimental. In: SÁ JR., L. A. (org.). Escola, ensino e linguagem. 1 ed. Natal-RN: EDUFRN, v.1, p. 1-16.
______; BRANDÃO, S. F. (orgs.) Ensino de gramática: descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).