Do ensino de língua estrangeira à educação bilíngue: uma breve análise da educação para o bilinguismo no Brasil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989

Schlagworte:

Educação Bilíngue, Teorias de aquisição da segunda língua, Ensino e Aprendizagem na Educação Bilíngue

Abstract

Nos contextos multilíngues em que vivemos, o ensino de língua estrangeira – LE – tem ocupado espaço de destaque dentro do campo de estudo da Linguística Aplicada. Este artigo buscou sintetizar os principais momentos históricos na trajetória da educação brasileira no tocante ao ensino de LE, associando-os às teorias da linguagem que embasaram cada abordagem e método de ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual conhecimentos teóricos já construídos por outros autores serviram como subsídio para a análise da questão proposta. Foram descritos e discutidos os principais métodos e as respectivas teorias da linguagem que os sustentam, desde o período colonial até o início do século XXI, na seguinte ordem: o método de gramática e tradução; o método direto; a teoria behaviorista e o método audiolingual; a teoria inatista e o método natural; a teoria interacionista e a abordagem comunicativa; o pós-método; e, por fim, tecemos considerações sobre a educação bilíngue, perspectiva que almeja o desenvolvimento da proficiência linguística e acadêmica do aluno. Este estudo nos levou a concluir que: a) algumas das maiores dificuldades enfrentadas na aplicação dos métodos não reside apenas em falhas teóricas, mas na dificuldade de desenvolver uma práxis educativa capaz de concretizar os objetivos a que se propõe; b) a efetivação de uma educação bilíngue nas escolas brasileiras demanda a definição de políticas educacionais para a modalidade; c) fazem-se necessários estudos científicos desenvolvidos em âmbito nacional para delinear a realidade desta modalidade de ensino em nosso país e subsidiar práticas coerentes aos objetivos a que ela se propõe.  Utilizamos os estudos de pesquisadores brasileiros como Leffa (2012; 1999; 1988), Krüger e Parise (2007), Orlandi (2009), Moura (2009) e Gomes (2016), e autores estrangeiros que contribuíram para com o estudo das teorias da linguagem voltadas ao ensino de segunda língua, como Krashen (1982), Ellis (1994), Baker (2001), Kumaravadivelu (2001), Cummins (2009), García (2009), Malone (2012) e Grosjean (2013).

Autor/innen-Biografie

Ana Cristina Bonetti Brasil Soares, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE, Área de Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino. Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, tendo atuado em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Superior, inclusive no programa de imersão bilíngue Português/Inglês do estado de Utah, EUA, e lecionando atualmente nos Colégios Sesi e Sesi Internacional de Cascavel. Especialista em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Gestão Escolar, Educação Bilíngue de Imersão e Inglês como Segunda Língua. Pesquisadora da educação bilíngue.

Literaturhinweise

ANDRADE, A. C. de. A globalização chegou à infância: ensino infantil bilíngue. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) Programa De Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

BAKER, C. Foundations of bilingual education and bilingualism. Great Britain: Multilingual Matters, 2001.

BITENCOURT, A. C. C. L.. Escola bilíngue pública: Um estudo sobre a internacionalização curricular. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 20 jun. 2019.

BRITISH COUNCIL. Learning English in Brazil: Understanding the aims and expectations of Brazilian emerging middle class. São Paulo: British Council, 2014. Disponível em: <https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/learning_english_in_brazil.pdf>. Acesso em: 23 mar 2020.

CHOMSKY, N. Chomsky, N. A review of B. F. Skinner's Verbal Behavior. Language: n.35(1), p.26-58. 1959.

CUMMINS, J. Bilingual and immersion programs. In Long, M. H.; Doughty, C. J. The handbook of language teaching. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2009. p. 159-181.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v.1. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DUBOC, A. P. M. Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982011000300007> . Acesso em: 23 mar. 2020.

ELLIS, R. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1994.

FORTES, L. Entre o silêncio e o dizível – Um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês. 2015. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

FULLAN, M.; SCOTT, G. New pedagogies for deep learning. Collaborative impact SPC. Seattle, 2014. Disponível em: <http://newpedagogies.org>. Acesso em: 20 ago. 2018.

GARCIA, B. R. V. Por que quanto mais cedo melhor? Uma análise discursiva da interface entre as neurociências e o ensino de inglês para crianças. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

GARCÍA, O. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2009.

GATENBY, E.V. Conditions for success in language learning. In ALLEN, Harold B. & CAMPBELL, Russell N. (Orgs.) Teaching English as a second language: a book of readings. Bombay, Tata McGraw-Hill, 1972. p.43-48.

GOMES, R. B. O método direto e os livros de inglês no Brasil. Revista Helb, Ano 10, N. 10, 1-2016. Disponível em: <http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-9-no-9-12016/252-o-metodo-direto-e-os-livros-de-ingles-no-brasil>. Acesso em: 25 jul. 2019.

GROSJEAN, F. From second language acquisition to bilingualism in schools: how second language learning has evolved over time. Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/intl/blog/life-bilingual/201311/second-language-learning-bilingualism-in-schools.> Acesso em: 05 jul. 2019.

HAZIN, A. C. de M. Discursos sobre a língua inglesa como segunda língua na educação infantil. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.

KRASHEN, S. D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon, 1982.

KRÜGER, C. I. T.; PARISE, L. T. G. Métodos de ensino de língua estrangeira. Synergismus scyentifica, No.02, 2007, p.1-4. Pato Branco: UTFPR.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, v.35, n.4, p. 537-60. 2001.

LEFFA, V. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.

LEFFA, V. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, N. 4, p.13-24, 1999.

LEFFA, V. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, v.20, n.2, p. 389-411, 2012. Disponível em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2755>. Acesso em: 01 abr 2020.

MALONE, S. Theories and research of second language acquisition. 2012. Disponível em: <https://www.sil.org/sites/default/files/files/theories_and_research_of_second_language_acquisition.pdf.> Acesso em: 05 jul. 2019.

MONTEIRO, K. F. Centros de aprendizagem: transdisciplinaridade na educação bilíngue. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

MOURA, S. A. Com quantas línguas se faz um país? Concepções e práticas de ensino em uma sala de aula na educação bilíngue. São Paulo: USP, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2009.

ORLANDI, E. P. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2009.

STORTO, A. C. Discursos sobre bilinguismo e educação bilíngue: a perspectiva das escolas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

SWAIN, M. Communicative competence: Some roles of comprehensible input and comprehensible output in its development. In Gass, S. and Madden, C. (Eds.), Input in Second Language Acquisition. P. 235-256. New York: Newbury House, 1985.

Veröffentlicht

2020-09-21

Ausgabe

Rubrik

Dossiê de Língua/Language Dossier