Do ensino de língua estrangeira à educação bilíngue: uma breve análise da educação para o bilinguismo no Brasil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a31989

Parole chiave:

Educação Bilíngue, Teorias de aquisição da segunda língua, Ensino e Aprendizagem na Educação Bilíngue

Abstract

Nos contextos multilíngues em que vivemos, o ensino de língua estrangeira – LE – tem ocupado espaço de destaque dentro do campo de estudo da Linguística Aplicada. Este artigo buscou sintetizar os principais momentos históricos na trajetória da educação brasileira no tocante ao ensino de LE, associando-os às teorias da linguagem que embasaram cada abordagem e método de ensino. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual conhecimentos teóricos já construídos por outros autores serviram como subsídio para a análise da questão proposta. Foram descritos e discutidos os principais métodos e as respectivas teorias da linguagem que os sustentam, desde o período colonial até o início do século XXI, na seguinte ordem: o método de gramática e tradução; o método direto; a teoria behaviorista e o método audiolingual; a teoria inatista e o método natural; a teoria interacionista e a abordagem comunicativa; o pós-método; e, por fim, tecemos considerações sobre a educação bilíngue, perspectiva que almeja o desenvolvimento da proficiência linguística e acadêmica do aluno. Este estudo nos levou a concluir que: a) algumas das maiores dificuldades enfrentadas na aplicação dos métodos não reside apenas em falhas teóricas, mas na dificuldade de desenvolver uma práxis educativa capaz de concretizar os objetivos a que se propõe; b) a efetivação de uma educação bilíngue nas escolas brasileiras demanda a definição de políticas educacionais para a modalidade; c) fazem-se necessários estudos científicos desenvolvidos em âmbito nacional para delinear a realidade desta modalidade de ensino em nosso país e subsidiar práticas coerentes aos objetivos a que ela se propõe.  Utilizamos os estudos de pesquisadores brasileiros como Leffa (2012; 1999; 1988), Krüger e Parise (2007), Orlandi (2009), Moura (2009) e Gomes (2016), e autores estrangeiros que contribuíram para com o estudo das teorias da linguagem voltadas ao ensino de segunda língua, como Krashen (1982), Ellis (1994), Baker (2001), Kumaravadivelu (2001), Cummins (2009), García (2009), Malone (2012) e Grosjean (2013).

Biografia autore

Ana Cristina Bonetti Brasil Soares, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE, Área de Linguagem e Sociedade, Linha de Pesquisa Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino. Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, tendo atuado em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio e Superior, inclusive no programa de imersão bilíngue Português/Inglês do estado de Utah, EUA, e lecionando atualmente nos Colégios Sesi e Sesi Internacional de Cascavel. Especialista em Linguística da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Gestão Escolar, Educação Bilíngue de Imersão e Inglês como Segunda Língua. Pesquisadora da educação bilíngue.

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Pubblicato

2020-09-21

Fascicolo

Sezione

Dossiê de Língua/Language Dossier