Saberes (sócio) Línguísticos de Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio: Um Estudo Etinográfico-colaborativo

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n1a61971

Abstract

Na perspectiva da Sociolinguística Educacional, compreende-se que os saberes (sócio)linguísticos dos professores de Língua Portuguesa consubstanciados nas suas diferentes ações, concepções e práticas pedagógicas podem contribuir para um melhor desempenho linguístico dos alunos ou fazê-lo suprimir. Assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar, por meio da Etnografia Colaborativa, como as docentes compreendem os saberes (sócio)linguísticos que utilizam em sala de aula e como tais conhecimentos podem ampliar a competência comunicativa dos alunos do Ensino Médio. O trabalho fundamentou-se em estudos de Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2017), Hymes (1972a, 1972b,), Faraco (2008, 2015), Erickson (1988, 1990), Gumperz (1982), Magalhães (2011), Costa (2016), Vieira (2017) e outros. Este trabalho é parte de nossa pesquisa de doutorado, cuja metodologia é de natureza qualitativa, do tipo Etnografia Colaborativa, fundamentada em teorias da Sociolinguística. Dentre outros resultados, observou-se, por meio da etnografia colaborativa, que desenvolver a competência comunicativa dos alunos requer dos professores muito mais do que dominar um conjunto de saberes técnicos e conceituais, exigindo, sobretudo, consciência e convicção do que fazer com os saberes que possuem, para definirem até que ponto eles se constituem em possibilidade de alcançar determinados objetivos. Os resultados da pesquisa permitiram compreender também que os saberes (sócio)linguísticos docentes são indissociáveis dos contextos sociais, históricos e culturais em que foram produzidos, pois é nesses contextos que se promovem as condições para a construção desses saberes, tipologicamente identificados, considerando a base teórica adotada, da seguinte forma: saberes exigidos pelo sistema e pela cultura escolar, saberes estratégicos e interacionais, e saberes conceituais e experienciais.

 

Autor/innen-Biografie

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil

Possui Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1975), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1979), Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989) e Pós-Doutorado em Linguística pela UnB (2012). Atualmente é professor Associado, nível IV, da Universidade Federal do Piuaí, lotada na Coordenação de Letras Vernáculas - CLV e no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL /UFPI. É sócio efetivo do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste ( GELNE); é sócio efeitivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); é socio efetivo da ANPOLL no GT de Sociolinguística; é sócio efetivo da ALFAL. Foi Presidente do GELNE no período de 1991-1992. Foi Chefe do Departamento de Letras em 1991, Coordenadora do Mestrado em Letras no periodo de 2015-2017 e Subcoordenadora do PPGEL no ano de 2017 a 2019. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Variação Linguística, Oralidade, Letramentos, Alfabetização, Pesquisa Colaborativa, Etnografia da Comunicação e Sociolinguística Interacional.

Veröffentlicht

2024-10-15