Saberes (sócio) Línguísticos de Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio: Um Estudo Etinográfico-colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2023.v25n1a61971Resumen
Na perspectiva da Sociolinguística Educacional, compreende-se que os saberes (sócio)linguísticos dos professores de Língua Portuguesa consubstanciados nas suas diferentes ações, concepções e práticas pedagógicas podem contribuir para um melhor desempenho linguístico dos alunos ou fazê-lo suprimir. Assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar, por meio da Etnografia Colaborativa, como as docentes compreendem os saberes (sócio)linguísticos que utilizam em sala de aula e como tais conhecimentos podem ampliar a competência comunicativa dos alunos do Ensino Médio. O trabalho fundamentou-se em estudos de Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2017), Hymes (1972a, 1972b,), Faraco (2008, 2015), Erickson (1988, 1990), Gumperz (1982), Magalhães (2011), Costa (2016), Vieira (2017) e outros. Este trabalho é parte de nossa pesquisa de doutorado, cuja metodologia é de natureza qualitativa, do tipo Etnografia Colaborativa, fundamentada em teorias da Sociolinguística. Dentre outros resultados, observou-se, por meio da etnografia colaborativa, que desenvolver a competência comunicativa dos alunos requer dos professores muito mais do que dominar um conjunto de saberes técnicos e conceituais, exigindo, sobretudo, consciência e convicção do que fazer com os saberes que possuem, para definirem até que ponto eles se constituem em possibilidade de alcançar determinados objetivos. Os resultados da pesquisa permitiram compreender também que os saberes (sócio)linguísticos docentes são indissociáveis dos contextos sociais, históricos e culturais em que foram produzidos, pois é nesses contextos que se promovem as condições para a construção desses saberes, tipologicamente identificados, considerando a base teórica adotada, da seguinte forma: saberes exigidos pelo sistema e pela cultura escolar, saberes estratégicos e interacionais, e saberes conceituais e experienciais.
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