A concepção de multidimensionalidade e suas contribuições potenciais para a apresentação das relações verticais e horizontais das redes de construções

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n1a63456

Abstract

Neste artigo, buscamos apontar as contribuições potenciais do modelo de Diessel (2019) para a representação das relações verticais e horizontais das redes de construções. Para isso, inicialmente, partimos de conceitos basilares presentes em diversas obras que têm sido referências consistentes para nossas pesquisas (cf. Hilpert, 2014; Goldberg, 1995; 2006; Traugott, 2008; Traugott; Trousdale, 2013) e apontamos aspectos atinentes às relações verticais e horizontais que acreditamos ainda carecerem de certo refinamento teórico. Em sequência, apresentamos o modelo dinâmico e multidimensional de Diessel (2019), o qual nos auxilia a compreender que há variados modos de representação da rede, haja vista que uma mesma construção envolve múltiplas conexões. Para Diessel (2019), em se tratando da rede gramatical, essas conexões podem ser de natureza morfológica, sintática, sonora, de campo lexical ou de campo semântico, e a relação entre elas pode envolver similaridade (semântica, semântica e formal ou apenas formal) ou contraste. Por fim, apresentamos uma breve análise da rede construcional da conformidade, nos termos de Oliveira (2023).

Autor/innen-Biografien

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Instituto de Letras
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem
Teoria e Análise Linguística

Ivo da Costa do Rosário, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Instituto de Letras
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem
Teoria e Análise Linguística

Veröffentlicht

2024-12-31

Ausgabe

Rubrik

v26n1 - LING: Funcionalismo norte-americano e Gramática de Construções: diálogos em aberto