A concepção de multidimensionalidade e suas contribuições potenciais para a apresentação das relações verticais e horizontais das redes de construções
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n1a63456Abstrakt
Neste artigo, buscamos apontar as contribuições potenciais do modelo de Diessel (2019) para a representação das relações verticais e horizontais das redes de construções. Para isso, inicialmente, partimos de conceitos basilares presentes em diversas obras que têm sido referências consistentes para nossas pesquisas (cf. Hilpert, 2014; Goldberg, 1995; 2006; Traugott, 2008; Traugott; Trousdale, 2013) e apontamos aspectos atinentes às relações verticais e horizontais que acreditamos ainda carecerem de certo refinamento teórico. Em sequência, apresentamos o modelo dinâmico e multidimensional de Diessel (2019), o qual nos auxilia a compreender que há variados modos de representação da rede, haja vista que uma mesma construção envolve múltiplas conexões. Para Diessel (2019), em se tratando da rede gramatical, essas conexões podem ser de natureza morfológica, sintática, sonora, de campo lexical ou de campo semântico, e a relação entre elas pode envolver similaridade (semântica, semântica e formal ou apenas formal) ou contraste. Por fim, apresentamos uma breve análise da rede construcional da conformidade, nos termos de Oliveira (2023).
Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Utwór dostępny jest na licencji Creative Commons Uznanie autorstwa – Użycie niekomercyjne 4.0 Międzynarodowe.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).