DO “UGA UGA” À CANÇÃO DE PROTESTO OU: DO PRECONCEITO HISTÓRICO À VISIBILIDADE SOCIAL DOS INDÍGENAS – UM ESTUDO PELO VIÉS DA RECATEGORIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a49886Keywords:
Linguística Textual. Referenciação. Recategorização. Canção de protesto. Povos Originários do Brasil.Abstract
Neste artigo, analisamos a canção de protesto “Índio do Brasil”, de Matsipaya Waura Txucarramãe pelo viés da recategorização. A abordagem analítica está fincada no contexto educacional, permeada pela Lei n.o 10.639/2003, que garante a inclusão dos estudos da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Assim, a análise converge para reflexões pautadas em noções como lugar de fala e de representatividade. O estudo pressupõe que a relação dos sujeitos sociocognitivos com determinado tipo de contexto contribui para a homologação da recategorização cognitiva; portanto, disponibilizar autores que sejam representativos para as causas negras e indígenas favorece uma mudança discursiva a favor do antirracismo. A análise da canção visa contribuir para os veios sociais da teoria aplicada, pois: 1) aborda, problematiza e disponibiliza material de cunho linguístico-discursivo concentrado na temática indígena, que é pouco explorada por não indígenas; 2) reúne perspectivas analíticas mais atualizadas sobre o gênero textual/discursivo canção, visto pela pauta da intersemiose; e 3) disponibiliza base teórica que sirva à elaboração de aulas, tendo em vista ser comum o trabalho com canção nas aulas de linguagens. Dessa forma, o estudo pretendeu uma retroalimentação teoria-prática, encerrando um convite a novos empreendimentos que abarquem a temática antirracista pelo viés texto-discurso.
References
ADAM, J. M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ALVES FILHO, F. Sua casinha é meu palácio: por uma concepção dialógica de referenciação. Ling. (dis)curso (Impr.), v.10, n.1, p.207-226, 2010.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2012
CAVALCANTE, M. M. Anáfora e dêixis: quando as retas se encontram. In: KOCH, I. V.; MORATO, E. M. M.; BENTES, A. C. Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto. p. 125-149, 2005.
CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC v. 1, 2011.
CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, v. 2, p. 56-71, 2010.
CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. O caráter naturalmente recategorizador das anáforas. In: AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R. (Orgs.). Estudos do discurso: caminhos e tendências. São Paulo: Paulistana, 2016.
CAVALCANTE, M. M.; SANTOS, L. W. Referenciação e marcas de conhecimento compartilhado. Lingua(gem) em Discurso, v. 12, n. 3, p. 657-681, 2012.
CIULLA, A. Os processos de referência e suas funções discursivas: o universo literário dos contos. Fortaleza, UFC, 2008. Tese (Doutorado em Linguística) do Programa de pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
COSTA, N. B. A produção do discurso literomusical brasileiro. São Paulo, PUC, 2001. Tese (Doutorado em Linguística) do Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.
COSTA, N. B. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 117-133.
CUSTÓDIO FILHO, V. Reflexões sobre a recategorização referencial sem menção anafórica. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 12, p. 839-8, 2012.
DIJK, T. V. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. São Paulo: Contexto, 2012.
GUIMARÃES, S. A. H. Periferias cariocas e sua geografia linguística: Aspectos da referenciação na diversidade da língua escrita – entre o ideal e o real. Rio de Janeiro, UERJ, 2018. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
GUIMARÃES, S. A. “Maria Maria”: O percurso co(n)textual de uma recategorização pela via ressignificada da teoria. Rev. Estud. Ling., Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 1015-1058, 2020.
GUIMARÃES, S. A. Gêneros textuais/discursivos e a educação antirracista no contexto da Pandemia: Práticas e possibilidades em tempos de austeridade. Coletânea de monografias Prêmio Anísio Teixeira 2021 - O desafio do ensino remoto: possibilidades pedagógicas que valem a pena contar! No prelo.
HALL S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006
JAGUARIBE, V. M. F. O jogo da recategorização no texto poético. In: XX JORNADA – GELNE. Anais... João Pessoa-PB. p.2597-2608, 2004. Disponível em: http://www.gelne.com.br/arquivos/anais/gelne-2004/prin_total.htm Acesso: 22 jul. 2019.
KOCH, I. Introdução à linguística textual: Trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KOCH, I. Argumentação e linguagem. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KOCH, I.; MARCUSCHI, L. 1998. A. Processos de referenciação na produção discursiva. Delta, n. 14, 1998.
KRENAK, A. Guerras do Brasil. Documentário. Episódio 1, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VeMlSgnVDZ4
LIMA, S. M. C.; CAVALCANTE, M. M. Revisitando os parâmetros do processo de recategorização. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVel, v. 13, n. 25, p. 295-315, 2015.
MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; BIASI RODRIGUES, B.; CIULLA e SILVA, A. (Orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17-52.
SANTOS, L. W.; CAVALCANTE, M. Referenciação: continuum anáfora-dêixis. Intersecções (Jundiaí), v. 12, 2014, p. 224-246.
SANTOS, L. W; ANDRADE, F. Referenciação e humor no ensino de língua portuguesa. Interdisciplinar, v. 31, 2019, p. 11-24.
TORRES, L. S. A canção popular e a intersemiose para o ensino de Língua Portuguesa. 79f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
TXUCARRAMÃE, M. W. Índio do Brasil. Performance musical. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tw3IUbdD6lQ. Acesso: Abril, 2020
WERÁ, K. Programa Roda Viva. Entrevista, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iwU5KNMf014. Acesso em: Abril, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).