A reversibilidade no texto escrito: um estudo de caso da escrita de uma professora de língua portuguesa (LP)
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5363Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise de um corpus constituído por textos de diferentes gêneros, que contemplam a escrita de uma professora de LP de 1990 a 2007. A análise teve como foco os procedimentos utilizados e as transformações efetivadas em diferentes versões dos textos. Trata-se de um estudo de caso filiado ao campo aplicado dos estudos de linguagem informado, principalmente, pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de escrita como trabalho; de texto não como um produto, mas como um processo que sempre pode ser continuado e de reversibilidade como um processo de transformação operado pelo produtor no seu próprio texto através de refacções e reescritas. Os resultados apontam que as refacções são mais frequentes que as reescritas e que as transformações linguístico-discursivas foram realizadas nos textos através de três operações: substituição, inclusão e supressão, evidenciando a preocupação do sujeito com a legibilidade e com efeitos de sentido do seu texto. Tais resultados se tornam relevantes tendo em vista que permitem compreender, ou pelo menos não obscurecer, que os usos e as práticas de ensino-aprendizagem da escrita mobilizados pelos professores de LP sofreriam influência não só dos conhecimentos específicos da licenciatura, mas também das experiências com a escrita na escolarização básica e em contextos não escolares.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).