A reversibilidade no texto escrito: um estudo de caso da escrita de uma professora de língua portuguesa (LP)

Autores

  • Milene Bararim UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5363

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise de um corpus constituído por textos de diferentes gêneros, que contemplam a escrita de uma professora de LP de 1990 a 2007. A análise teve como foco os procedimentos utilizados e as transformações efetivadas em diferentes versões dos textos. Trata-se de um estudo de caso filiado ao campo aplicado dos estudos de linguagem informado, principalmente, pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de escrita como trabalho; de texto não como um produto, mas como um processo que sempre pode ser continuado e de reversibilidade como um processo de transformação operado pelo produtor no seu próprio texto através de refacções e reescritas. Os resultados apontam que as refacções são mais frequentes que as reescritas e que as transformações linguístico-discursivas foram realizadas nos textos através de três operações: substituição, inclusão e supressão, evidenciando a preocupação do sujeito com a legibilidade e com efeitos de sentido do seu texto. Tais resultados se tornam relevantes tendo em vista que permitem compreender, ou pelo menos não obscurecer, que os usos e as práticas de ensino-aprendizagem da escrita mobilizados pelos professores de LP sofreriam influência não só dos conhecimentos específicos da licenciatura, mas também das experiências com a escrita na escolarização básica e em contextos não escolares.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos