O blog como (hiper)gênero discursivo e sua inclusão nos currículos escolares
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5373Abstract
Este trabalho analisa a natureza genérica do blog com base no conceito de hipergênero e discute sua inclusão no rol de gêneros discursivos estudados nas escolas. A perspectiva adotada na análise é a que considera o gênero uma forma de ação social, situado em um contexto histórico e cultural específico. A partir das noções de gênero segundo Bakhtin (1979), Marcuschi (2010a, 2010b, 2011), Miller (1994) e Bonini (2003, 2011a, 2011b), e do exame da origem e difusão dos blogs, foi possível atribuir a essas páginas digitais o estatuto de hipergêneros e confirmar a pertinência de sua abordagem nas escolas, sobretudo no que se refere à diversidade de nuances enunciativas que nelas se manifestam.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).