O blog como (hiper)gênero discursivo e sua inclusão nos currículos escolares
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5373Resumen
Este trabalho analisa a natureza genérica do blog com base no conceito de hipergênero e discute sua inclusão no rol de gêneros discursivos estudados nas escolas. A perspectiva adotada na análise é a que considera o gênero uma forma de ação social, situado em um contexto histórico e cultural específico. A partir das noções de gênero segundo Bakhtin (1979), Marcuschi (2010a, 2010b, 2011), Miller (1994) e Bonini (2003, 2011a, 2011b), e do exame da origem e difusão dos blogs, foi possível atribuir a essas páginas digitais o estatuto de hipergêneros e confirmar a pertinência de sua abordagem nas escolas, sobretudo no que se refere à diversidade de nuances enunciativas que nelas se manifestam.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).