The Approach to Conjunctions in High School Textbooks: A dialogue over time

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n1a63132

Abstract

This article focuses on discussing the approach to the class of conjunctions in high school textbooks approved by the National Book and Teaching Material Program of 2021 in a comparative way to the results of the analysis of books approved in 2015 carried out by Castanheira and Caseira (2020) a in order to discuss them in a panoramic way. To achieve this, methodologically, a qualitative bibliographic and empirical approach will be adopted, in which the work already carried out on the topic will be explored and four didactic collections will also be analyzed. As a theoretical approach, the Functionalism, Text and teaching interface will be considered, defended by Castanheira (2022b), which postulates the need for a perspective based on the use and effects of meaning for the treatment of grammar in the classroom. Our results indicate that there were some changes in the materials, with positive and negative points.

Author Biographies

Dennis Castanheira, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, no qual é membro do GT de Ações Afirmativas. É docente da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa da UFF. É líder do projeto de extensão Mulheres na Linguística: por um protagonismo feminino. É pesquisador do Grupo de Estudos Discurso Gramática e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto. É integrante do GT de Descrição do português e do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Exerce regularmente o papel de editor convidado de revistas acadêmicas, de organizador de coletâneas investigativas e de organizador de eventos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados do Brasil e do exterior. Publica suas investigações em revistas científicas e em livros técnicos. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. 

Carolina Caseira, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense. Graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora de inglês no Pré-Vestibular social Samora Machel e no Cursos de línguas abertos à comunidade (CLAC), projetos de extensão na mesma universidade. Atualmente, é instrutora de inglês no curso BRASAS

Published

2024-05-01

Issue

Section

v26n1 - LING: Funcionalismo norte-americano e Gramática de Construções: diálogos em aberto