A abordagem sobre conjunções nos livros didáticos de Ensino Médio: um diálogo ao longo do tempo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n1a63132

Résumé

Este artigo tem como enfoque discutir a abordagem acerca da classe das conjunções em livros didáticos de Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 de maneira comparativa aos resultados da análise dos livros aprovados em 2015 feita por Autor (2020) a fim de discuti-las de maneira panorâmica. Para isso, metodologicamente, será adotada uma abordagem qualitativa bibliográfica e empírica, em que serão explorados os trabalhos já realizados sobre o tema e também serão analisadas quatro coleções didáticas. Como abordagem teórica, será considerada a interface Funcionalismo, Texto e ensino, defendida por Autor (2022b), que postula a necessidade de uma perspectiva baseada no uso e nos efeitos de sentido para o tratamento da gramática na sala de aula. Nossos resultados indicam que houve algumas mudanças nos materiais, com pontos positivos e negativos.

Bibliographies de l'auteur-e

Dennis Castanheira, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), com dignidade acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Linguística e Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera e participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, no qual é membro do GT de Ações Afirmativas. É docente da Pós-Graduação Lato Sensu de Língua Portuguesa da UFF. É líder do projeto de extensão Mulheres na Linguística: por um protagonismo feminino. É pesquisador do Grupo de Estudos Discurso Gramática e Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguística de Texto. É integrante do GT de Descrição do português e do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. Lidera a iniciativa didático-científica Educação ao rés do chão, em parceria com Aline Menezes, do Colégio Pedro II. Exerce regularmente o papel de editor convidado de revistas acadêmicas, de organizador de coletâneas investigativas e de organizador de eventos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial e parecerista de periódicos especializados do Brasil e do exterior. Publica suas investigações em revistas científicas e em livros técnicos. Atuou no ensino básico nos níveis fundamental e médio. 

Carolina Caseira, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense. Graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora de inglês no Pré-Vestibular social Samora Machel e no Cursos de línguas abertos à comunidade (CLAC), projetos de extensão na mesma universidade. Atualmente, é instrutora de inglês no curso BRASAS

Téléchargements

Publié-e

2024-05-01

Numéro

Rubrique

v26n1 - LING: Funcionalismo norte-americano e Gramática de Construções: diálogos em aberto