A abordagem sobre conjunções nos livros didáticos de Ensino Médio: um diálogo ao longo do tempo
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2024.v26n1a63132Аннотация
Este artigo tem como enfoque discutir a abordagem acerca da classe das conjunções em livros didáticos de Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021 de maneira comparativa aos resultados da análise dos livros aprovados em 2015 feita por Autor (2020) a fim de discuti-las de maneira panorâmica. Para isso, metodologicamente, será adotada uma abordagem qualitativa bibliográfica e empírica, em que serão explorados os trabalhos já realizados sobre o tema e também serão analisadas quatro coleções didáticas. Como abordagem teórica, será considerada a interface Funcionalismo, Texto e ensino, defendida por Autor (2022b), que postula a necessidade de uma perspectiva baseada no uso e nos efeitos de sentido para o tratamento da gramática na sala de aula. Nossos resultados indicam que houve algumas mudanças nos materiais, com pontos positivos e negativos.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Это произведение доступно по лицензии Creative Commons «Attribution-NonCommercial» («Атрибуция — Некоммерческое использование») 4.0 Всемирная.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).