"Epígrafe", de Mário de Sá-Carneiro: Prelúdio a uma obra
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v5n1a7946Abstract
O objetivo do presente ensaio é destacar a coerência interna da obra de Mário de Sá-Carneiro, apontando as grandes imagens e motivos que a articulam e configuram e que se desdobram em seus poemas, nas novelas de Céu em fogo e na narrativa A confissão de Lúcio, além de se fazerem presentes também nas cartas dirigidas a Fernando Pessoa. O fio condutor da pesquisa é a sintonia existente entre a obra do poeta português e as aspirações estéticas que singularizam o Decadentismo. O ponto de partida que se adota é o poema “Epígrafe”, de cujos versos se irradia para o conjunto da obra de Sá-Carneiro e para os principais anelos e anseios compartilhados por toda uma geração de criadores.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).